Lançamento acontece em 23/11; data limite para adequação dos PPCS de acordo com a normativa interna da UnB é agosto de 2022

 

No dia 23 de novembro, o DEX vai lançar o Guia de Inserção Curricular da Extensão UnB em um evento online, transmitido pelo YouTube a partir das 14h30. O material contém sugestões de procedimentos para ajudar os Projetos Pedagógicos dos Cursos e exemplos de experiências bem sucedidas de creditação da extensão. Assista no link. 

 

Iniciado ainda em 2018, o processo de Inserção Curricular da Extensão – liderado pelo Decanato de Extensão (DEX), com apoio do Decanato de Graduação (DEG) – está próximo de ser finalizado na Universidade de Brasília (UnB). A data limite para adequação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de acordo com a normativa interna da UnB é agosto de 2022.

 

Em resolução publicada em dezembro de 2018, o MEC estabeleceu diretrizes para a inserção curricular da extensão nos projetos pedagógicos de todos os cursos de graduação. Diversas atividades formalizadas junto ao DEX e cadastradas no SIGAA poderão dar créditos aos estudantes: participação em programas e projetos de extensão, além de cursos, oficinas e eventos, desde que vinculados a projetos. Disciplinas novas ou já existentes também podem ser integral ou parcialmente dedicadas à extensão.

 

O objetivo é regulamentar a creditação de atividades de extensão como componente curricular nos cursos de graduação da Universidade de Brasília por meio da participação de estudantes em extensão universitária, de acordo com a meta 12.7 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê o mínimo de 10% do total de créditos exigidos para a graduação para programas e projetos de extensão universitária.

 

“O guia deve qualificar melhor a informação à comunidade e estimular os debates dentro das unidades”, avalia o professor Alexandre Pilati, diretor técnico de extensão da UnB. “Ele será um importante material de referência para que os cursos possam decidir, seguindo os parâmetros da UnB, como estruturar o processo da maneira mais coerente com a filosofia de cada área de formação, respeitando sempre a concepção que guia nossa política de extensão”.

 

INSERÇÃO CURRICULAR – A Extensão Universitária é parte fundamental da formação acadêmica, junto com o ensino e a pesquisa. Ela promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento. 

 

Para aumentar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, os projetos pedagógicos dos cursos de graduação da UnB irão inserir atividades de extensão em no mínimo 10% de sua carga horária. Um dos objetivos é estreitar o vínculo da comunidade acadêmica com a população através, por exemplo, dos Polos de Extensão da Estrutural, do Recanto das Emas, do Paranoá e das áreas Kalunga. 

 

Diversas atividades formalizadas junto ao DEX e cadastradas no SIGAA poderão dar créditos aos estudantes: participação em programas e projetos de extensão, além de cursos, oficinas e eventos, desde que vinculados a projetos. Disciplinas novas ou já existentes também podem ser integral ou parcialmente dedicadas à extensão. 

 

Uma exigência fundamental é que o estudante deve ser protagonista da ação, não apenas ouvinte ou espectador. A ideia é que esteja registrado como membro de equipe ou matriculado em disciplina com crédito de extensão, reforçando o protagonismo do estudante. Saiba mais: http://dex.unb.br/insercaocurricularunb

 

Confira o Guia da Inserção Curricular da UnB abaixo:

 

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.