Convidados lembraram centenário de Paulo Freire e defenderam a importância da universidade pública para a transformação da sociedade

Participantes lembraram o papel essencial da universidade pública, gratuita e de qualidade na construção de uma sociedade mais justa, no desenvolvimento de aspectos sociais e na consolidação da economia. Imagem: Reprodução/UnBTV

 

Com o tema 100 anos de Paulo Freire, a 21ª Semana Universitária (Semuni) começou nesta segunda-feira (27), com discussões sobre o papel da Universidade de Brasília (UnB) e de outras Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) na construção de um Brasil mais justo e igualitário. No evento de abertura da programação, que segue até sexta-feira (1°), estiveram presentes reitores e reitoras, políticos, servidores, estudantes e educadores. As falas dos convidados trouxeram algo em comum: a certeza de que um país melhor se faz com participação e diálogo, pela valorização do ato de ensinar e por reflexões a partir das próprias vivências dos sujeitos como seres pensantes.

 

Estendendo seu pesar às mais de 590 mil vítimas da covid-19 e relembrando as circunstâncias políticas, econômicas e sociais do país, a reitora Márcia Abrahão celebrou o espírito da diversidade da Semuni e deu as boas-vindas aos que falaram em defesa da UnB. "Fico feliz em ver o compromisso com a ação, a ciência e a vida acima de tudo. Temos trabalhado arduamente para vencermos este momento juntos", disse referindo-se à pandemia de covid-19.

 

>> Confira as mais de 1.500 ações da 21ª Semuni

 

"A Semuni deixou de ser um evento para se transformar em um programa estratégico da UnB, construído em conjunto com a comunidade, num diálogo permanente", pontuou a decana de Extensão, Olgamir Amancia.

À luz das ideias de Paulo Freire, Olgamir Amancia destacou o potencial da educação democrática na transformação da realidade social. Imagem: Reprodução/UnBTV

 

Ela lembrou, ainda, a importância de uma educação democrática, que envolva todos os sujeitos e permita a construção de um conhecimento crítico. "Assim, todos e todas compreendemos melhor a realidade e podemos nela intervir de maneira transformadora. Paulo Freire nos estimula a uma perspectiva generosa e de amorosidade para a educação."

 

DEFESA DA UNIVERSIDADE NECESSÁRIA – O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, saudou a iniciativa e lembrou que "da educação, ciência, pesquisa, cultura, saúde e meio ambiente depende o futuro do Brasil. Elas compõem o círculo virtuoso que pode nos libertar das trevas e construir uma sociedade livre, justa e solidária." 

 

>> Relembre: Universidade de Brasília recebe encontro da SBPC em 2022

 

Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcos David, defendeu a concepção de universidade que exerça com excelência seu processo de formação profissional e cidadã, que seja vetor de transformação social e econômica.

 

A professora Débora Diniz, da Faculdade de Direito (FD), lembrou Paulo Freire e seu modo amoroso de educar, abordando o conceito de boniteza para explicar que as universidades são o espaço da palavra verdadeira, "que é aquilo que desafia o poder, que não faz de si a feiura ou o medo [de conformar-se com o que não é afeito a si], como afetos para transformação que nosso tempo precisa".

 

A decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter, descreveu os discursos dos convidados que a antecederam como emocionantes, por celebrarem o centenário de Paulo Freire e defenderem a universidade pública. "Este ato reafirma nossa resistência e resiliência em manter nossas atividades, além de ressaltar a importância da defesa das universidades públicas, sua autonomia e sua atuação junto à sociedade brasileira."

 

O presidente da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), Jacques Novion, destacou o contexto da pandemia de covid-19 e as ações de agentes políticos no período. "A educação se tornou alvo das políticas de austeridade neoliberais e sua radicalização", afirmou, ao lembrar a restrição orçamentária imposta pela Emenda Constitucional nº 95, que institui o novo regime fiscal, limitando as despesas e custeio das universidades por 20 anos. Já o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), Edmilson Lima, somou-se à lembrança do delicado contexto político do país, em que repetidos discursos de negação da ciência e ataque às universidades têm sido propagados.

 

Somaram ao coro sobre a importância da universidade pública, gratuita, universal e de qualidade a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Brelaz; a coordenadora e os coordenadores gerais do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UnB, Gabriely Feitosa, estudante de Ciências Biológicas, e Bruno Zaidan, estudante de Psicologia; a presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Flávia Calé; e Helena Augusta Oliveira, representante da Associação de Pós-Graduandos Ieda Delgado da Universidade de Brasília.

Anfitriã da solenidade, a reitora Márcia Abrahão compartilhou a satisfação pela participação de gestoras de outras instituições no país no ato. Imagem: Reprodução/UnBTV

 

Os representantes discentes versaram sobre a autonomia e a importância da democratização do acesso e da permanência na Universidade, enfatizando a necessidade do fortalecimento da assistência estudantil e da cultura de respeito, com ensino humanizado.

 

Também estiveram presentes as reitoras do Instituto Federal de Brasília (IFB), Luciana Massukado; da recém-criada Universidade do Distrito Federal (UnDF), Simone Benck; da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Marcela Pereira; da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica da Luz; e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise de Carvalho.

 

Suas falas convergiram na direção da defesa de uma universidade solidária, inclusiva e acessível. Elas também apontaram as perspectivas e os desafios de serem reitoras em suas respectivas universidades.

 

Além disso, fizeram uso da palavra a deputada distrital Arlete Sampaio (PT); o deputado distrital Leandro Grass (Rede Sustentabilidade); o deputado Distrital Fábio Félix (Psol); o deputado federal Israel Batista (PV); e o representante do Movimento pela UnB no Paranoá e Itapoã (Mupi) Carlos Antoneto Garibel. Eles salientaram o compromisso com a defesa da Universidade de Brasília, seus propósitos, sua autonomia e seu orçamento.

 

PROGRAMAÇÃO – Todas as ações da 21ª Semana Universitária acontecem de modo remoto e são gratuitas. Para obter o certificado de extensão, é necessário fazer a inscrição pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaae preencher os formulários de frequência que estarão disponíveis nas descrições dos vídeos e/ou nos chats das atividades ao vivo.

 

>> Participe das atividades

 

As atividades serão transmitidas pelos canais do DEX e da Semuni no YouTube, além de quatro outras salas virtuais na plataforma dedicadas a dar vazão às mais de 1.500 ações do evento.

 

Confira o ato político de abertura da 21ª Semuni:

 

 

>> À noite, sessão solene completou a abertura da Semana Universitária
>> Palestra do professor Fernando Haddad traz esperança à comunidade acadêmica

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.