Objetivo da ação, nesta terça (28), é incentivar criação de política para dar visibilidade às docentes, técnicas e discentes da UnB na pesquisa e na extensão

O debate, que acontece durante a Semana Universitária, será liderado pela professora Maria Emília Walter, decana de Pesquisa e Inovação. Arte: DEX/UnB

 

O Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI) e o Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília se juntam na Semana Universitária 2021 para promover um debate aprofundado sobre o reconhecimento de mulheres na ciência. A atividade será realizada on-line nesta terça-feira (28), das 14h30 às 18h, e terá a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter, à frente da programação. A transmissão ocorrerá pelo canal Extensão UnB, no YouTube.

 

>> Confira a programação da Semana Universitária 2021

O objetivo é impulsionar a discussão já existente na UnB para criar uma política que garanta às docentes, técnicas e estudantes da instituição envolvidas em projetos de pesquisa e extensão o devido crédito e incentivo por seu trabalho, além de estimulá-las a continuar produzindo conhecimento com o justo apoio que necessitam. “Este é o primeiro passo, de uma série de ações que estamos pensando, para debater, de forma ampla, colaborativa e inclusiva questões sobre a atuação profissional das mulheres”, afirma Maria Emília Walter.

Maria Emília Walter ressalta a importância de ter referências femininas em cargos de liderança nos diferentes espaços. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

VALORIZAÇÃO DELAS – A decana ocupou cargos de gestão durante a maior parte de sua carreira – no antigo Centro de Informática (CPD), atualmente Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), no Departamento de Ciência da Computação (CIC) e no Instituto de Ciências Exatas (IE). Para ela, é importante que as jovens estudantes vejam outras mulheres em posições de liderança.

 

“Acredito que temos, como mulheres, muito a contribuir em cargos de gestão, administrativos e de pesquisa, pois somos em geral muito dedicadas, detalhistas, e temos metas a atingir, que perseguimos com muita tenacidade e competência técnica”, frisa.

 

Na Universidade de Brasília, a produção científica em diversas temáticas tem ganhado cada vez mais espaço de representação feminina. A exemplo, 53% das pesquisas da instituição relacionadas ao combate à covid-19 são lideradas por mulheres. Mesmo assim, Maria Emília Walter lamenta que o número de cientistas conhecidas, mesmo no meio acadêmico da UnB e do Brasil afora, ainda é muito pequeno se comparado ao dos homens.

 

Ela reforça, ainda, que a permanência de mulheres nas universidades e a conquista de espaço por elas não dependem somente de ambição, mas da colaboração das instituições em que estão inseridas. “Não basta apenas ter vontade. É necessário ter as condições mínimas para alcançar esses objetivos, condições que a universidade precisa desenvolver”, avalia.

 

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.