Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (Anparq) condecorou projeto de extensão da UnB

O Projeto de Extensão Santa Luzia Resiste, coordenado pela professora Liza Maria Souza de Andrade, recebeu menção honrosa no Prêmio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (Anparq). 

 

Atuando no bairro de mesmo nome, na periferia de Brasília, a proposta foi considerada bastante desenvolvida, derivada dos trabalhos de grupo de pesquisa e de extensão que atua em projetos de assessoria técnica em arquitetura e urbanismo no território do Distrito Federal e entorno. O trabalho é realizado no âmbito do Grupo de Pesquisa e Extensão “Periférico, trabalhos emergentes”. 

 

O objetivo do projeto é fortalecer a luta em defesa da comunidade contra a injustiça ambiental por meio de pesquisas científicas sobre ecossistemas urbanos, regularização fundiária, plano de bairro participativo, propostas de ecosaneamento e de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo.

 

O Prêmio ANPARQ tem a finalidade de valorizar a produção científica e inovação da área de Arquitetura e Urbanismo e envolve as modalidade tese, dissertação, livro autoral, livro coletânea, artigo em livro, artigo em periódico e projeto de extensão. 

 

A modalidade Projeto de Extensão foi introduzida pela primeira vez em  2020 com o objetivo de valorizar e divulgar trabalhos de interação da pós-graduação e sociedade, enfatizando o caráter propositivo de ações práticas que integram atividades de ensino, pesquisa e extensão na aproximação com a realidade, fortalecendo a função social da arquitetura e urbanismo e da universidade.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.