São 87 vagas para o período de 1 de maio a 31 de outubro; Semuni acontecerá entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro

O Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX/UnB) divulgou nesta segunda (12) uma chamada pública para seleção de bolsas para atuar na Semana Universitária 2021 e em outras atividades de extensão realizadas ao longo do ano. As inscrições podem ser feitas até 16 de abril por meio de formulário.

Também é necessário acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA)  e no caminho Bolsas > Oportunidades de Bolsas, fazer a pesquisa por bolsas do tipo extensão e escolher o projeto Semana Universitária 2021.

O resultado provisório será divulgado na data provável de 20 de abril, com prazo para recursos. O resultado final será divulgado na data provável de dia 26 de abril.

“Os bolsistas da Semuni têm um papel decisivo no processo de construção do Programa Especial. As suas atividades envolvem o suporte geral aos coordenadores na elaboração do projeto das Unidades, na comunicação com os professores e especialmente no amparo técnico às atividades realizadas em formato remoto”, diz o professor Alexandre Pilati, diretor técnico de extensão. “Os bolsistas passam por um processo de formação que dá a eles a oportunidade de conhecerem melhor as balizas teóricas da extensão e os aspectos técnicos da comunicação remota.”

Oportunidades – São 87 vagas para estudantes que devem atuar no apoio técnico das atividades do Programa Especial Semana Universitária, além de atividades de extensão realizadas por meio de tecnologias digitais. O valor da bolsa é R$ 400,00 por mês, pelo período de 1 de maio a 31 de outubro.

Os interessados devem ter disponibilidade de 15 (quinze) horas semanais para realizar as atividades, conhecimentos avançados operação de tecnologias digitais e computador com acesso à internet.

Conhecimentos avançados na gestão das plataformas Youtube e StreamYard, para realização de transmissões ao vivo, criação, upload e divulgação de vídeos gravados, e conhecimento básico softwares de edição de imagem, áudio e vídeo como Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Adobe Premiere, Canva serão pontuados.

Para isso, é necessário enviar link com trabalhos publicados em redes ou sites, incluindo vídeos, vinhetas, lives ou cards informativos, panfletos e publicações em redes sociais.

O DEX também vai oferecer um curso de formação para os bolsistas. A participação é obrigatória.

Bolsistas de apoio tecnológico atuaram pela primeira vez na edição de 2020 da Semana Universitária, realizada em formato on-line por conta da pandemia de covid-19. Eles participaram das 615 transmissões ao vivo distribuídas por cinco canais no YouTube, além de diversas ações gravadas e organizadas em playlists. A Semuni teve mais de 200 mil visualizações no YouTube, entre 21 e 25 de setembro.

“Os bolsistas foram essenciais no apoio às atividades da SEMUNI que, por força da necessidade de distanciamento social decorrente da pandemia da Covid-19, precisaram ser realizadas através de plataformas de interação remota”, avalia Pilati. “Em geral, os bolsistas dominam muito mais os aspectos técnicos dessas plataformas e por isso acabaram sendo determinantes para o sucesso das ações”.