Conquista foi celebrada pelos formandos, que concluíram atividades no programa de extensão mesmo em meio aos desafios da pandemia

Os formandos da Universidade do Envelhecer fizeram o juramento acompanhados por docentes do programa de extensão. Imagem: Reprodução/UniSer

 

Vestidos com a tradicional beca de formatura, estudantes do programa de extensão Universidade do Envelhecer (UniSer) celebraram, na sexta-feira (26), o fechamento de um ciclo de estudos. Eles são formandos do curso de Educador Político Social em Gerontologia, das turmas de Ceilândia, Taguatinga e Candangolândia. A colação de grau ocorreu de uma forma diferente: com cada um de sua casa, em cerimônia virtual transmitida pelo canal da UniSer no YouTube.

 

Docentes vinculados à iniciativa também participaram da solenidade e falaram sobre a relevância do projeto na vida dos envolvidos, sobretudo no contexto da pandemia de covid-19. “Vivenciamos muitos acontecimentos nesses últimos meses, e hoje temos a colheita de todo o trabalho”, disse a fundadora e coordenadora da UniSer, Margô Karnikowski. Para ela, a formatura é o início de uma nova fase, de esperança de um “mundo melhor e para todos, onde o amor prevaleça sobre a indiferença e onde tenhamos garantido o direito de aprendizagem em todas as fases”.

 

>> Saiba mais sobre os desafios enfrentados pelo programa durante a pandemia

 

Coordenadora do curso, Eliana Gris parabenizou os estudantes pela conclusão da atividade, lembrando que a viabilização das aulas de maneira remota, no atual contexto de pandemia, foi uma grande conquista. "Isso nos move, incentiva e prova que mesmo em tempos tão difíceis, podemos e devemos acreditar em novas oportunidades e ter esperança em dias melhores."

 

Durante o evento, foi realizada uma retrospectiva dos momentos vividos pelos cursistas presencialmente antes da pandemia, lembranças muito bem recebidas pelos discentes. Aqueles que possuíam acesso a câmeras apareceram em tela para realizar o juramento.

Em seu discurso, a reitora Márcia Abrahão se solidarizou com aqueles que perderam entes queridos devido à pandemia do novo coronavírus. Imagem: Reprodução/UniSer

  

A reitora Márcia Abrahão reiterou a importância de a solenidade estar acontecendo a distância. “Se puderem, fiquem em casa, para que na próxima formatura estejamos juntos”, pediu. Para a gestora, o programa é motivo de orgulho. “Temos uma Universidade completa, cuidamos desde crianças até idosos, por isso a Universidade do Envelhecer é tão importante”, frisou.

 

Tal percepção foi reforçada pelo diretor da Faculdade UnB Ceilândia (FCE), João Paulo Chieregato, que já deu aulas no programa. Ele disse que a iniciativa mostra a potência do que a Universidade pode fazer. “É impossível não se emocionar. A vida de vocês [docentes e discentes da UniSer] realmente traz um orgulho ímpar”, afirmou.

 

SOBRE A UNISER – A Universidade do Envelhecer é um programa de extensão da Universidade de Brasília que tem como público-alvo adultos acima de 45 anos. O principal objetivo da iniciativa é estimular essa parcela da população a continuar adquirindo conhecimento e a participação dos idosos em grupos que promovam a valorização de experiências positivas no envelhecimento. O curso de Educador Político e Social em Gerontologia já está com turmas em andamento neste semestre, com aulas sendo realizadas de forma remota.

 

Confira a cerimônia:

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB
ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.