Evento “Mulheres (En)Cena” terá presença de duas cineastas e participação de alunos de escolas públicas

Para estimular a interação da Universidade com alunos de ensino médio, o Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (UnB) vai promover, na próxima terça (30/03), o Mulheres (En)Cena, um cinedebate com a temática feminina. O evento será transmitido a partir das 14h30 no canal da Extensão no YouTube.

O evento contará com a participação das cineastas Tânia Fontenele e Maria Maia, além da mediação da professora Rose May, da Faculdade de Comunicação (UnB). A participação dos estudantes e professores de escolas públicas de ensino médio se dará através do chat do YouTube.

mulher encena marc30 cartela 1

Diretora do filme “Mulheres em movimento”, Maria Maia é mestre em Comunicação Social pela UnB e já teve filmes exibidos em mostras e festivais no Brasil, em Londres, Paris, Atenas, Milão e Buenos Aires. A cineasta trabalhou por 20 anos ma TV Senado, e dirigiu 63 filmes, entre curtas, médias e longas, incluindo Machado de Assis, Alma Curiosa de Perfeição (1999); Chico Mendes Vive (2008); Abdias, Raça e Luta (2012); Darcy, Um Brasileiro (2013); Prestes, o Cavaleiro da Esperança (2014) e Diretas Já, o Grito das Ruas (2014).

Coordenadora do Instituto de Pesquisa Aplicada da Mulher, Tânia Fontenele é doutoranda em História Cultural, Memórias e Identidades pela UnB. Ela dirigiu documentários que tratam da invisibilidade feminina, como “Mulheres do Café” (2018) e “Poeira e Batom no Planalto Central” (2010), que mistura imagens de arquivo e entrevistas com 50 mulheres que chegaram a Brasília entre 1956 e 1960 e participaram da construção da capital. Ela também é autora dos livros Mulheres no topo de carreira: flexibilidade e persistência (2006), Poeira e Batom no Planalto Central (2010) e Memórias da construção de Brasília (2013) e Trabalho das mulheres: mitos, ritos e Transformações em co-autoria com Adrianne Reis.

Participação – Por meio do chat do YouTube, alunos e professores de escolas públicas de ensino médio vão participar do evento e interagir com as cineastas. Moacir Ferreira Junior, Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília, é professor do Centro Educacional 104 do Recanto das Emas. Durante a semana, ele exibiu os dois documentários para uma média de 50 alunos, além de alguns professores. “Fizemos a exibição e um debate prévio, para levantamento de questões que podem ser colocadas para as autoras. Foi um debate muito proveitoso”, conta.

Como estratégia para aumentar o interesse e participação dos alunos nas aulas remotas, o professor buscou a participação em eventos como a programação oferecida pela Universidade de Brasília em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. “No entanto, é importante destacar que a estratégia de aulas remotas ainda não alcança muitos estudantes por conta das dificuldades de acesso às tecnologias, que ainda é um problema vivenciado por muitas famílias”, alerta o professor.

Com experiência na extensão, Moacir Ferreira participou da primeira edição do Programa UnB+Escola com a realização de oficinas. “A universidade e a escola fazem trabalhos complementares. Trabalhando juntas, o alcance do objetivo de democratização do acesso a um ensino público, gratuito e de qualidade fica muito mais tangível. A extensão permite a realização de projetos para a escola - atuando na formação contínua de professores - e na escola - por meio de projetos que levam estudantes universitários a vivenciarem a realidade do cotidiano escolar. Quando escola e universidade caminham juntas, o estudante é o maior beneficiário”.

Assista ao cinedebate: