Deacana reafirma o compromisso e fortalecimento da política de extensão da UnB

Os Editais do Decanato de Extensão –  DEX/UnB lançados em 2021 receberam um número muito significativo de inscrições, evidenciando relevante crescimento percentual considerando-se os resultados dos Editais do ano de 2020. Em média o crescimento foi de quase 20% se consideradas todas as chamadas. O destaque ficou por conta do Edital Licenciaturas em Ação, realizado em parceria com o Decanato de Ensino de Graduação – DEG/UnB, que apresentou crescimento de 92,2% em relação ao ano passado. Na sequência, com números também excepcionais, vieram os editais Casas Universitárias de Cultura, com um crescimento de 60% em relação a 2020, Polo Cidade Estrutural, com 57,1%. Também houve acréscimo percentual de inscrições significativo no PIBEX, com 12,6% em relação ao ano passado e no Polo Recanto das Emas 6,7%.

Os resultados demonstram o fortalecimento da política da extensão da UnB, que tem promovido mais engajamento, visibilidade e interação do extensionismo da universidade com as comunidades internas e externas. Os resultados se devem ao trabalho comprometido das equipes técnicas e de comunicação do decanato, ao esforço de articulação e de sensibilização das suas diretorias, da consolidação da Câmara de Extensão como fórum ativo e privilegiado para a expansão, com qualidade, da institucionalização das ações de extensão. Mas, sobretudo, os números expressivos alcançados nesses editais devem-se ao esforço dos docentes que submeteram propostas, ainda que em meio às dificuldades do trabalho remoto, das atribulações inerentes a um semestre atípico e dos problemas decorrentes do cenário agravamento da pandemia da COVID-19.

Por isso, gostaria agradecer, de modo muito especial, a todos que contribuíram com este sucesso, que nos dá a certeza de que estamos trabalhando muito para conseguirmos enfrentar novos desafios que se apresentarão ao extensionismo da UnB, especialmente a Inserção Curricular da Extensão, que deverá mobilizar, nos próximos meses, toda a comunidade acadêmica para a discussão da importância das atividades de extensão na formação de estudantes comprometidos com a realidade social brasileira.

Por fim, informo que já estão sendo pensados novos editais e chamadas para, de modo a respeitar a tradição de transparência e inclusão que marca a atual gestão da UnB, ampliar a territorialização da extensão, fomentar os programas estratégicos do DEX/UnB, incentivar a inserção curricular da extensão e, especialmente, preparar o grande evento anual da nossa universidade, a Semana Universitária, que em 2021 terá como tema central o centenário do educador Paulo Freire.

Mais uma vez, muito obrigada e contem sempre com a equipe do DEX/UnB.

Brasília, 15 de março de 2021

Olgamir Amância Ferreira