Beijódromo será gerido pelas duas instituições após assinatura de acordo de cooperação científica

Manter vivo o legado de um dos fundadores da Universidade de Brasília. Esse é o objetivo da parceria entre a UnB e a Fundação Darcy Ribeiro (Fundar), que realizaram, na última quarta (24), o lançamento do Programa Estratégico de Extensão Darcy Ribeiro e a UnB: legado, pensamentos e fazimentos. O evento foi transmitido no canal do Youtube da UnBTV e pode ser assistido na íntegra. 

 

 

"Para nós é fundamental ter a história da UnB sempre viva, e o legado de Darcy Ribeiro está na nossa identidade institucional. Nossa universidade é reconhecida por esse DNA de Darcy e Anísio Teixeira", disse a reitora da UnB, Márcia Abrahão. 

 

Em novembro de 2020, a UnB e a FUNDAR celebraram um acordo de cooperação científica com objetivo de desenvolver atividades envolvendo arte, cultura, preservação do acervo e acesso à biblioteca do Memorial Darcy Ribeiro, o Beijódromo. A ideia é tornar o Memorial, gerido pelas duas instituições, um espaço de promoção de eventos, cursos e oficinas com caráter extensionista.

 

Decana da Extensão, a professora Olgamir Amancia destacou que a parceria entre UnB e Fundar é resultado de uma conversa longa, que começou há quatro anos. "Hoje o desafio que a Universidade assume é que esse acervo seja colocado à disponibilidade dos pesquisadores, da sociedade. Conhecimento é para ser compartilhado", disse a decana. "Ter mais essa Casa de Cultura, por tudo que representa, é um diálogo intenso com o que a extensão pensa".

 

Segundo o professor Alexandre Pilati, diretor técnico do Decanato de Extensão, a execução do acordo será realizada através do programa estratégico de extensão, que desenvolverá diversas atividades.

 

“O programa tem a vocação de mobilizar a comunidade em torno de ações para efetivar a parceria e dar vida acadêmica ao memorial”, disse o professor. “Nosso objetivo é fazer com que esse espaço, tão caro para a UnB, possa ser efetivamente vivenciado em todas essas esferas”.

 

Entre as ações planejadas, estão a promoção de seminários temáticos e ações culturais, como a reativação do Cineclube do Beijódromo e apresentações culturais, e a oferta da disciplina de graduação sobre o pensamento de Darcy. As atividades de pesquisa também serão incentivadas, e vão envolver a publicação de inéditos com apoio da Editora UnB. O DEX também pretende estimular a preservação do acervo, além de garantir o acesso da comunidade acadêmica com a criação de uma biblioteca setorial em parceria com a BCE. A visitação também deve ser garantida não só para a comunidade interna, mas também para estudantes da educação básica. 

 

Para José Ronaldo Alves da Cunha, presidente da Fundar, a parceria inaugura uma nova etapa nas relações entre as instituições. Ele destacou que o desejo de Darcy Ribeiro era ter seu legado abrigado pela UnB. 

 

Diretora Cultural da Fundar, Maria Elizabeth Brêa Monteiro destacou que o Memorial contém o acervo bibliográfico e arquivístico de Darcy e sua esposa, a antropóloga Berta Gleizer Ribeiro. Em 2009, o acervo foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) como de interesse público e social. São 30 mil livros e coleções de periódicos, obras importantes para o campo das ciências humanas, além de documentos pessoais, fonográficos, filmográficos, etc. 

 

“São dois arquivos extensos e que se complementam”, disse Monteiro. “Constituem uma parcela importante da memória nacional e refletem não apenas uma produção cultural e científica, mas revelam expressões culturais dos grupos formadores da sociedade brasileira”. 

 

O Beijódromo será mais uma Casa de Cultura gerida pela Diretoria de Difusão Cultural do DEX, assim como a Casa da Cultura da América Latina (CAL) e Casa Niemeyer. A DDC deve lançar um programa de extensão específico para cada uma das Casas, além de formar um conselho curador para o Beijódromo. A nova diretora de Difusão Cultural do DEX, Flávia Narita, comemorou a parceria. "Que esse espírito seja a marca da nossa parceria, com os saberes a serviço das pessoas. Que UnB e Fundar estreitem esses laços e que a gente materialize as diversas utopias. Vai ser mais um fazimento de Darcy", disse.

 

O primeiro dos seminário temáticos foi realizado na última sexta-feira (26/02), com o título de “Ciclo de Debates Darcy Ribeiro e a UnB: O Brasil como Problema”, e contou com a participação das professoras Adelia Miglievich (UFES), Helena Bomeny (UERJ) e Maribel Aliaga Fuentes (UnB). Assista: 

 

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.