Manter vivo o legado de um dos fundadores da Universidade de Brasília. Esse é o objetivo da parceria entre a UnB e a Fundação Darcy Ribeiro (Fundar), que realizaram, na última quarta (24), o lançamento do Programa Estratégico de Extensão Darcy Ribeiro e a UnB: legado, pensamentos e fazimentos. O evento foi transmitido no canal do Youtube da UnBTV e pode ser assistido na íntegra.
"Para nós é fundamental ter a história da UnB sempre viva, e o legado de Darcy Ribeiro está na nossa identidade institucional. Nossa universidade é reconhecida por esse DNA de Darcy e Anísio Teixeira", disse a reitora da UnB, Márcia Abrahão.
Em novembro de 2020, a UnB e a FUNDAR celebraram um acordo de cooperação científica com objetivo de desenvolver atividades envolvendo arte, cultura, preservação do acervo e acesso à biblioteca do Memorial Darcy Ribeiro, o Beijódromo. A ideia é tornar o Memorial, gerido pelas duas instituições, um espaço de promoção de eventos, cursos e oficinas com caráter extensionista.
Decana da Extensão, a professora Olgamir Amancia destacou que a parceria entre UnB e Fundar é resultado de uma conversa longa, que começou há quatro anos. "Hoje o desafio que a Universidade assume é que esse acervo seja colocado à disponibilidade dos pesquisadores, da sociedade. Conhecimento é para ser compartilhado", disse a decana. "Ter mais essa Casa de Cultura, por tudo que representa, é um diálogo intenso com o que a extensão pensa".
Segundo o professor Alexandre Pilati, diretor técnico do Decanato de Extensão, a execução do acordo será realizada através do programa estratégico de extensão, que desenvolverá diversas atividades.
“O programa tem a vocação de mobilizar a comunidade em torno de ações para efetivar a parceria e dar vida acadêmica ao memorial”, disse o professor. “Nosso objetivo é fazer com que esse espaço, tão caro para a UnB, possa ser efetivamente vivenciado em todas essas esferas”.
Entre as ações planejadas, estão a promoção de seminários temáticos e ações culturais, como a reativação do Cineclube do Beijódromo e apresentações culturais, e a oferta da disciplina de graduação sobre o pensamento de Darcy. As atividades de pesquisa também serão incentivadas, e vão envolver a publicação de inéditos com apoio da Editora UnB. O DEX também pretende estimular a preservação do acervo, além de garantir o acesso da comunidade acadêmica com a criação de uma biblioteca setorial em parceria com a BCE. A visitação também deve ser garantida não só para a comunidade interna, mas também para estudantes da educação básica.
Para José Ronaldo Alves da Cunha, presidente da Fundar, a parceria inaugura uma nova etapa nas relações entre as instituições. Ele destacou que o desejo de Darcy Ribeiro era ter seu legado abrigado pela UnB.
Diretora Cultural da Fundar, Maria Elizabeth Brêa Monteiro destacou que o Memorial contém o acervo bibliográfico e arquivístico de Darcy e sua esposa, a antropóloga Berta Gleizer Ribeiro. Em 2009, o acervo foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) como de interesse público e social. São 30 mil livros e coleções de periódicos, obras importantes para o campo das ciências humanas, além de documentos pessoais, fonográficos, filmográficos, etc.
“São dois arquivos extensos e que se complementam”, disse Monteiro. “Constituem uma parcela importante da memória nacional e refletem não apenas uma produção cultural e científica, mas revelam expressões culturais dos grupos formadores da sociedade brasileira”.
O Beijódromo será mais uma Casa de Cultura gerida pela Diretoria de Difusão Cultural do DEX, assim como a Casa da Cultura da América Latina (CAL) e Casa Niemeyer. A DDC deve lançar um programa de extensão específico para cada uma das Casas, além de formar um conselho curador para o Beijódromo. A nova diretora de Difusão Cultural do DEX, Flávia Narita, comemorou a parceria. "Que esse espírito seja a marca da nossa parceria, com os saberes a serviço das pessoas. Que UnB e Fundar estreitem esses laços e que a gente materialize as diversas utopias. Vai ser mais um fazimento de Darcy", disse.
O primeiro dos seminário temáticos foi realizado na última sexta-feira (26/02), com o título de “Ciclo de Debates Darcy Ribeiro e a UnB: O Brasil como Problema”, e contou com a participação das professoras Adelia Miglievich (UFES), Helena Bomeny (UERJ) e Maribel Aliaga Fuentes (UnB). Assista: