Objetivo é despertar curiosidade e divulgar a edificação histórica

A proposta busca, entre outros fatores, facilitar o acesso à Casa Niemeyer. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

 

A estação do BRT na altura da quadra 26 do Park Way receberá o nome de Estação Casa Niemeyer. A referência é ao edifício que foi morada de Oscar Niemeyer e hoje é espaço de arte contemporânea gerido pela Casa da Cultura da América Latina (CAL), vinculada ao Decanato de Extensão (DEX) da UnB. A decisão acontece depois da aprovação da Lei nº 6.792/2021, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

 

O Projeto de Lei foi de autoria do deputado Leandro Grass, egresso da Universidade de Brasília. De acordo com ele, “a intenção é dar importância à história de Brasília e facilitar o acesso ao local onde viveu uma figura tão relevante na construção da cidade”.

Oscar Niemeyer viveu na residência entre 1963 e 1965. A casa foi comprada pela UnB em 1980. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

O professor Alex Calheiros, diretor da CAL, diz que a Casa tem grande potencial turístico pela arquitetura e pelo fato de abrigar exposições.

 

Em janeiro de 2021, o local chegou a receber um prêmio da revista Select pela transposição de uma exposição para o formato virtual. Segundo o docente, o grande diferencial foi que “não privilegiou-se a exibição, mas o aspecto crítico. O papel de formador cultural que a universidade deve assumir é esse”, declarou.  

 

>> Relembre: Casa Niemeyer leva prêmio por transpor exposição de arte presencial para formato digital

 

SOBRE O PROJETO – A ideia de propor a mudança de nome da estação foi de Alex Calheiros, ação comum em muitos lugares do mundo, conforme o diretor da CAL. Para ele, nomear, dar publicidade e estimular as pessoas a explorar o local é fundamental: “a Casa tem ao seu redor um bairro gigante, outros núcleos habitacionais na vizinhança, além do aeroporto e, embora pareça deslocada, fica muito próxima ao Plano Piloto".

 

A intenção é tornar a Casa mais notória ao chamar atenção para sua localização, fazendo com que se torne um ponto mais relevante da cidade. “Em muitas regiões, lugares como este são destino de indivíduos e grupos”, justificou. 

Em maio de 2020, a Casa Niemeyer lançou uma série de atividades digitais relacionadas à exposição Triangular: arte deste século. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

A CASA NIEMEYER – Projetada por Oscar Niemeyer para ser sua residência na década de 1960, a Casa Niemeyer passou a ser associada à CAL em 2017. Com mais de 30 anos de existência, a CAL possui um acervo que chega a 2700 itens.

 

“A UnB foi, na sua origem, um espaço de vanguarda e ousadia nas suas ações. Buscamos, de certa forma, estar em sintonia com essa origem”, explicou Alex Calheiros. O docente também declarou que grande parte de seu trabalho foi dedicado a dar visibilidade para a Casa: “hoje [a Casa Niemeyer] tem um lugar garantido nas artes nacionalmente. Chegamos a alcançar também alguma visibilidade internacional”, afirmou.

 

Em setembro de 2020, o local promoveu, em parceria com uma associação cultural portuguesa, a primeira Residência Artística Internacional Oca em versão on-line: a Transmetatlanticus.

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.