DEX publicou dois editais para os Polos de Extensão; expectativa é contemplar até 45 projetos de extensão

Com objetivo de ampliar a presença da Universidade de Brasília no Distrito Federal, o Decanato de Extensão (DEX) lançou nesta segunda (25) dois editais de apoio a projetos de extensão com atividades desenvolvidas no Recanto das Emas e na Cidade Estrutural. Os projetos selecionados vão atuar nos Polos de Extensão das duas RAs.

A ideia é integrar projetos que já são realizados e estimular a criação de novas propostas, inclusive que incluam o combate a pandemia da Covid-19. Serão contemplados até 45 projetos de extensão.

O DEX também publicou outros editais com vigência para o ano de 2021 como forma de integrar as ações estratégicas da extensão. Em todos os casos, a data de início do projeto deve ser 03/05/2021 e a data de término 29/10/2021.

Estrutural – O Polo de Extensão da Estrutural foi criado em 2017 e mantém atividades desde então. Serão selecionados até 20 projetos nas áreas de Saúde e Qualidade de Vida, Direitos Humanos e Cidadania, Educação, Arte e Cultura, e Meio ambiente e Sustentabilidade que tenham atuação na cidade.

As propostas deverão ser cadastradas no módulo de Extensão do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Para concorrer, é necessário vincular o projeto ao edital. Para vincular é necessário selecionar a opção “Financiado pela UnB”, em seguida selecionar a opção “Financiamento FAEX/PROEX” e vincular ao Edital escolhido.

Cada projeto aprovado receberá uma bolsa de extensão no valor de R$ 400 mensais, pelo período de até seis meses, com vigência prevista a partir de maio de 2021 e término em outubro de 2021.

As inscrições podem ser feitas até 7 de março pelo SIGAA. O resultado provisório será divulgado no dia 25 de março, com prazo para recursos. O resultado final sai no dia 30 de março.

Recanto das Emas – O Polo de Extensão do Recanto das Emas foi inaugurado no ano de 2020 em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), o Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Administração Regional do Recanto das Emas, que cedeu o espaço físico.

O edital de 2021 vai selecionar até 25 projetos nas áreas de Saúde e Qualidade de Vida, Direitos Humanos e Cidadania, Educação, Arte e Cultura, e Meio ambiente e Sustentabilidade que atuem na cidade.

As propostas deverão ser cadastradas no módulo de Extensão do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e, assim como nos outros editais, é necessário vincular o projeto ao edital. Para isso, é necessário selecionar a opção “Financiado pela UnB”, em seguida selecionar a opção “Financiamento FAEX/PROEX” e vincular ao Edital escolhido.

Os projetos selecionados receberão uma bolsa de extensão no valor de R$ 400 mensais, pelo período de até seis meses, com vigência prevista a partir de maio de 2021 e término em outubro de 2021.

Bolsistas – O estudante bolsista deve ser indicado pelo coordenador do projeto, mediante processo de seleção, de acordo com a Resolução DEX 02/2018, que pode ser acessada no site do decanato. Uma das responsabilidades do coordenador é atestar a frequência de todos os extensionistas, bolsistas ou não, o que permite a concessão de até quatro créditos de extensão por semestre.

Para fazer jus aos créditos, o extensionista deve ter disponibilidade de 15 horas semanais presenciais para as atividades de extensão do Peac ao qual está vinculado, incluídos planejamento, estudo, avaliação e atividades junto à comunidade.

Confira os editais completos.

Polo de Extensão da Estrutural. Tire suas dúvidas por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Polo de Extensão do Recanto das Emas. Tire suas dúvidas por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Palavras-chave