Edital do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) está com inscrições abertas até março

O Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília divulgou, nesta segunda (25), o edital do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), que vai conceder até 480 bolsas para fomentar a participação de estudantes em Projetos de Extensão de Ação Contínua (Peac).

O DEX publicou outros três editais com vigência para o ano de 2021 como forma de integrar as ações estratégicas da extensão.

As inscrições para o Pibex podem ser feitas até 7 de março de 2021 por docentes do quadro permanente da FUB. As propostas de ação de extensão deverão ser cadastradas exclusivamente para participar da seleção do edital. No cadastro, a data de início do projeto deve ser 03/05/2021 e a data de término 29/10/2021. Não há envio de SEI para concorrer ao edital, basta cadastrar no SIGAA.

O PEAC deve estar vinculado ao Edital PIBEX 2021 no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Para vincular a proposta ao Edital PIBEX 2021 é necessário selecionar a opção “Financiado pela UnB”, em seguida selecionar a opção “Financiamento FAEX/PROEX” e vincular ao Edital. O Formulário de Inscrição (Anexo 1) deve ser inserido no SIGAA, na hora do cadastramento do projeto, no passo 7 - Anexar arquivos.

Cada projeto aprovado receberá até duas bolsas no valor de R$ 400 mensais, pelo período de até seis meses, com vigência a partir de maio de 2021 e término em outubro de 2021.

O estudante bolsista deve ser indicado pelo coordenador do projeto, mediante processo de seleção, de acordo com a Resolução DEX 02/2018, que pode ser acessada no site do decanato. Uma das responsabilidades do coordenador é atestar a frequência de todos os extensionistas, bolsistas ou não, o que permite a concessão de até quatro créditos de extensão por semestre.

Para fazer jus aos créditos, o extensionista deve ter disponibilidade de 15 horas semanais presenciais para as atividades de extensão do Peac ao qual está vinculado, incluídos planejamento, estudo, avaliação e atividades junto à comunidade.

Também é obrigatória a participação dos bolsistas no Encontro de Estudantes Extensionistas, no âmbito da Semana Universitária 2021. Caso contrário, a bolsa pode ser cancelada.

O edital ainda destaca que os Peacs deverão desenvolver formas de dar publicidade às suas atividades, por meio de sites, blogs ou mídias sociais, além de colaborar no planejamento e na execução do projeto da sua unidade na Semana Universitária 2020.

O resultado provisório será divulgado em 25 de março de 2021 no site do DEX, com prazo para recursos. O resultado final sai em 30 de março. Confira o edital completo.