Cepe deve aprovar resolução que exige participação em atividades de extensão

inserção curricular

 

O processo de Inserção Curricular da Extensão – liderado pelo Decanato de Extensão (DEX), com apoio do Decanato de Graduação (DEG) – está próximo de ser finalizado na Universidade de Brasília (UnB). O objetivo é regulamentar a creditação de atividades de extensão como componente curricular nos cursos de graduação da Universidade de Brasília por meio da participação de estudantes em extensão universitária. 

 

A expectativa é que a resolução elaborada por uma comissão mista de membros das câmaras de extensão e graduação seja apresentada ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) ainda este ano. 

 

Assim, a UnB está mais próxima do cumprimento da meta 12.7 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê o mínimo de 10% do total de créditos exigidos para a graduação para programas e projetos de extensão universitária.

 

Em resolução publicada em dezembro de 2018, o MEC estabeleceu diretrizes para a inserção curricular da extensão nos projetos pedagógicos de todos os cursos de graduação. 

 

“Esse momento representa um marco na história da extensão no Brasil, significa principalmente o reconhecimento da extensão como dimensão imprescindível da formação acadêmica”, avalia a decana de Extensão da Universidade de Brasília, Olgamir Amancia. 

 

Para ela, as mudanças exigirão diálogo e respeito à identidade dos cursos, mas farão cumprir o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão (artigo 207): “Ao confirmar a necessária integração desse nível da educação com a sociedade, as diretrizes nacionais expressam o caráter democrático da educação superior”, complementa a decana.

 

O que significa inserção curricular da extensão?

 

A Extensão Universitária é parte fundamental da formação acadêmica, junto com o ensino e a pesquisa. Ela promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento. 

 

Para aumentar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, os projetos pedagógicos dos cursos de graduação da UnB irão inserir atividades de extensão em no mínimo 10% de sua carga horária. Um dos objetivos é estreitar o vínculo da comunidade acadêmica com a população através, por exemplo, dos Polos de Extensão da Estrutural e do Recanto das Emas. 

 

Quais atividades de extensão são válidas para conseguir créditos?

 

Diversas atividades formalizadas junto ao DEX e cadastradas no SIGAA poderão dar créditos aos estudantes: participação em programas e projetos de extensão, além de cursos, oficinas e eventos, desde que vinculados a projetos. 

 

Disciplinas novas ou já existentes também podem ser integral ou parcialmente dedicadas à extensão. 

 

Uma exigência fundamental é que o estudante deve ser protagonista da ação, não apenas ouvinte ou espectador. A ideia é que esteja registrado como membro de equipe ou matriculado em disciplina com crédito de extensão, reforçando o protagonismo do estudante. 

 

Como será o processo de inserção curricular?

 

Esse processo foi iniciado em julho de 2018, com visitas da direção do DEX às unidades acadêmicas para introduzir o assunto e estimular a criação de colegiados de extensão. No fim de 2018, o MEC publicou uma resolução sobre o tema. 

 

Ao longo de 2019, o DEX também realizou alguns eventos, como a palestra com Daniel Pansarelli, professor doutor da Universidade Federal do ABC (UFABC), ex-presidente nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior (FORPROEX) e ex-pró-reitor de Extensão da UFABC.

 

Depois da aprovação da Resolução da UnB pelo Cepe, será organizada uma comissão conjunta – com membros das câmaras de extensão e graduação – para elaboração de um “Manual de Creditação da Extensão na UnB”.

 

A ideia é que o material contenha sugestões de procedimentos para ajudar os Projetos Pedagógicos dos Cursos e exemplos de experiências bem sucedidas de creditação da extensão. 

 

Como foi o processo de inserção curricular da extensão em outras Universidades?

 

Um exemplo bem sucedido é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que aprovou sua resolução em outubro de 2019. A professora Benigna Maria de Oliveira, Pró-Reitora de Graduação, conta que a articulação e o diálogo entre as Pró-Reitorias de extensão e graduação foram imprescindíveis. 

 

Assim como na UnB, uma comissão mista foi constituída e conduziu as discussões com os cursos de graduação. A participação estudantil através de vários canais de diálogo também foi importante. “Para implantação é fundamental que haja continuidade desse diálogo e efetiva participação dos estudantes”, avalia. 

 

Um dos esforços foi para que a carga horária dos cursos não fosse aumentada. Alguns cursos já contavam com disciplinas relacionadas a atividades, e outros criaram disciplinas. Existe também a  possibilidade de integralização de créditos por meio da participação em projetos de extensão.

 

“Já havia um trabalho de vários anos na UFMG no sentido de valorizar a dimensão acadêmica da extensão e fomentar a discussão sobre possibilidades para integralização de créditos por meio da participação dos estudantes nas atividades de extensão. Nesse sentido, a reação foi de pronto reconhecimento da importância de que a extensão estivesse efetivamente integrada aos currículos”, diz a professora. 

 

Saiba mais: http://dex.unb.br/apresentacaodacurricularizacao

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.