Economista Eduardo Moreira, socióloga Sabrina Fernandes e professora da UFMG Heloísa Starling são os convidados

Webinário encerra a Semana Universitária, com transmissão ao vivo pelo canal da UnBTV no YouTube. Arte: DEX

 

20ª Semana Universitária (Semuni) chega ao fim na próxima sexta-feira (25). O encerramento das mais de mil atividades da programação vai acontecer às 15h, em webinário com o tema O Estado democrático na construção de um país mais justo e igualitário. A transmissão ao vivo será feita pelo canal da UnBTV no YouTube. 

 

O economista e escritor Eduardo Moreira, a socióloga e pesquisadora Sabrina Fernandes, que está à frente do canal de divulgação científica e política no YouTube Tese Onze, e a historiadora, cientista política e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Heloísa Starling serão os palestrantes da atividade.

 

>> Confira aqui a programação da 20ª Semana Universitária 

 

Por conta da pandemia de covid-19, pela primeira vez a Semuni é realizada totalmente on-line, com ações em quatro canais no YouTube: Extensão UnBUnBTVSemana UnB Sala 01 e Semana UnB Sala 02. Todas as atividades foram propostas pelas unidades acadêmicas e administrativas da UnB, com o envolvimento de estudantes, docentes e técnicos administrativos, além da comunidade externa. 

Economista Eduardo Moreira considera discussão sobre um país mais justo "questão de sobrevivência". Foto: Divulgação

 

A programação de encerramento e de todo o evento pode ser acompanhada livremente, mas é preciso estar inscrito no Sistema Integrado de Gestão de Pessoas (SIGAA) para receber certificado (clique para saber como).

  

Para uma prévia do webinário desta sexta-feira (25), a Secretaria de Comunicação (Secom) conversou com o palestrante Eduardo Moreira sobre as questões que ele pretende abordar durante a atividade. Confira:

 

Quais são suas expectativas para o encerramento da Semana Universitária? 

Minha expectativa é de que a gente esteja celebrando um conjunto de encontros que tenha sido importante para colocar todo mundo alinhado na mesma página e vibrando junto, nesse movimento, contra o desmonte que está acontecendo no país. Mais do que nunca, a gente tem que ter essa capacidade de coesão na defesa da democracia brasileira e da nossa possibilidade de debate, de discutir os futuros do país. 

 

Como pretende discutir a temática proposta? 

A gente vai conversar sobre como desmontar essa bomba da concentração de renda e qual papel o Estado e a iniciativa privada têm nisso. Então, a ideia é a gente tornar, de maneira muito clara, esses papéis compreensíveis às pessoas que estarão nos assistindo.

 

Em sua opinião, qual é a importância de discutir o Estado democrático e um país mais igualitário neste momento político que o Brasil vive? 

Acho que não é mais uma questão de ser importante ou não, é uma questão de sobrevivência. O que nos aguarda é o caos: um caminho que vai concentrar cada vez mais renda. A Revista Forbes mostrou que, no ano passado, os ricos acumularam mais de R$ 300 bilhões. São duzentas e poucas pessoas que são os bilionários do país, enquanto os mais pobres continuam ficando muito mais pobres. Isso é absolutamente insustentável e vai terminar num caos, com consequências absolutamente imprevisíveis, mas certamente catastróficas. 

 

Leia também:

>> Noam Chomsky torna-se Doutor Honoris Causa da UnB na abertura da Semuni

>> Igualdade de gênero é tema de debate internacional

>> Programa institucional Viva Bem terá atividades on-line

>> Disciplina incentiva adesão dos estudantes ao aplicativo Guardiões da Saúde

>> Projeto mapeia cadeias alternativas de distribuição de alimentos saudáveis e sustentáveis durante a pandemia

>> Congresso internacional vai discutir o ensino de português como segunda língua para surdos

>> Projetos da UnB de combate à covid-19 têm financiamento aprovado em edital

>> DEG lança cartilha para orientar retorno às atividades não presenciais

>> Pesquisa avaliará impacto psicossocial do isolamento na comunidade acadêmica

>> UnB avança em todos os indicadores de ranking internacional

>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você

>> Disciplinas colocam estudantes da UnB em contato com pesquisas sobre covid-19 

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.