Auxílio financeiro concedido a artistas e espaços culturais durante a pandemia será um dos temas abordados pelos convidados

Programação do webinário da Quinta Cultural terá mediação da docente Rose May Carneiro (FAC/UnB). Transmissão será realizada pela UnBTV. Arte: DEX/UnB, com adaptações

 

Nesta quinta-feira (24), as comunidades acadêmica e externa à Universidade de Brasília terão a oportunidade de pensar e debater criticamente sobre a cultura brasileira em seu momento atual e futuro. Por meio do webinário Lei Aldir Blanc: arte e cultura brasileira em contexto de crises será possível escutar opiniões diversas sobre o assuntoParte da programação da Quinta Cultural na 20ª Semana Universitária (Semuni), a atividade ocorre às 9h, via canal da UnBTV do YouTube. 

 

>> Confira aqui a programação da 20ª Semana Universitária

 

Entre os convidados, estão confirmados o autor, encenador, diretor e professor Fernando Villar, que hoje é chefe do Departamento de Artes Cênicas (Cen/IdA/UnB), o docente do Departamento de Artes Visuais (Vis/IdA/UnB) Nelson Inocêncio e o ator e mímico Miquéias Paz. A deputada federal Jandira Feghali fará participação com um vídeo gravado. A mediação será feita pela professora da Faculdade de Comunicação (FAC/UnB) Rose May Carneiro.

 

O debate on-line destaca a Lei nº 14.036, batizada como Lei Aldir Blanc em homenagem ao compositor e escritor autor de sucessos como O bêbado e a equilibrista, entre outros, falecido em maio deste ano vítima de covid-19. A lei garante ajuda financeira emergencial a artistas, profissionais de apoio técnico e espaços artísticos durante o período de pandemia do novo coronavírus.

 

O auxílio financeiro garantido pela lei é visto pelo professor Nelson Inocêncio como um respiro para a classe artística neste momento. “A lei significa um alívio, ainda que momentâneo, para tentar sanar as questões que afetam o setor cultural. Reconheço sua importância, mas é preciso ainda avançar muito”, avalia. Segundo ele, é necessário pensar desde já em alternativas para a área cultural também no médio e no longo prazo.

 

“A homenagem a Aldir Blanc é fundamental. Ele lamentavelmente faleceu nesse cenário de pandemia e vítima da própria pandemia. Seguramente foi um grande artista que contribuiu imensamente para a cultura brasileira. A lei, para essa situação emergencial, é importante, traz algum alívio ainda que seja momentâneo, não deixo de reconhecer isso. Mas precisamos achar saídas. Não sabemos até quando vai a pandemia. Precisamos pensar o que será feito em relação à cultura mais a médio e a longo prazo”, pontua Inocêncio.

Artista e professor do Departamento de Artes Visuais (Vis/UnB), Nelson Inocêncio é um dos convidados do webinário. Foto: Arquivo pessoal

 

DIÁLOGO – O professor do Departamento de Artes Visuais acredita que o webinário abrirá um espaço de debate de possíveis contribuições para a cultura.

 

“Não temos ainda uma ideia acabada. A oportunidade de discutirmos o assunto no webinário é para podermos dialogar, vislumbrar e poder encontrar caminhos. É preciso democratizar o acesso aos bens culturais para que todos possam ser possuidores de uma bagagem cultural, capazes de discernir o que consideram bom ou ruim não pelo que escutam falar, mas pelo domínio que têm sobre uma linguagem ou o conhecimento de sua cultura. Precisamos ter repertório. Temos que investir em campanhas de democratização do acesso a tudo o que é considerado de boa qualidade”, aponta Nelson Inocêncio.

 

“A democratização do acesso é o que vai estimular o público para que tenhamos cada vez mais acesso aos espaços, aos espetáculos, às exposições. O artista depende de público; se não tem público, não tem artista. É fundamental. Este é o meu olhar, meu ponto de vista. No diálogo, é certo que teremos outros posicionamentos, provavelmente muito mais articulados em relação a esse caminho: o que vamos fazer com a área cultural”, pontua. 

 

O webinário, que também abordará mais amplamente a arte e a cultura brasileira em contexto de crises, estará aberto à participação de quaisquer interessados no tema.

 

“Nós convidamos o público a partilhar conosco preocupações. Não somos senhores e senhoras de todas as certezas, somos pessoas preocupadas com os rumos que a cultura vem tomando neste país. É com esse espírito que assumimos a responsabilidade de comparecer ao webinário e contribuir com as discussões, levantando os problemas e as críticas. Não temos todas as respostas e precisamos, inclusive, ouvir o público sobre o que estamos vivendo nas áreas da arte e da cultura hoje”, ressalta Inocêncio.

 

PROGRAMAÇÃO E INSCRIÇÕES – A Quinta Cultural e o webinário integram a Semana Universitária da UnB, que pela primeira vez na história da Universidade de Brasília ocorre totalmente pela internet, em função da pandemia. A programação do evento conta com mais de mil atividades que promovem a extensão universitária, realizadas até sexta-feira (25). Webinários, palestras e oficinas on-line, apresentações de trabalho ao vivo e gravadas são algumas das atrações desta edição.

 

As atividades são gratuitas e os interessados em participar e receber certificados precisam se inscrever via Sistema Integrado de Gestão de Atividades (Sigaa-UnB). Ao se cadastrar no sistema, basta acessar a lista de atividades gerais e buscar as ofertas de cada uma das unidades. Em seguida, é necessário preencher os formulários de frequência que estarão disponíveis nas descrições dos vídeos ou nos chats das atividades ao vivo.

 

O Decanato de Extensão (DEX) criou um tutorial com o passo a passo para inscrição. Outras informações sobre a Semana Universitária podem ser obtidas na página www.dex.unb.br/semanauniversitariaunb.

 

Leia também:

>> Programa institucional Viva Bem terá atividades on-line

>> Disciplina incentiva adesão dos estudantes ao aplicativo Guardiões da Saúde

>> Semana Universitária terá dia de foco em saúde mental

>> Semana Universitária terá mais de mil atividades, quase 700 delas acontecem ao vivo

>> Congresso internacional vai discutir o ensino de português como segunda língua para surdos

>> Projetos da UnB de combate à covid-19 têm financiamento aprovado em edital

>> DEG lança cartilha para orientar retorno às atividades não presenciais

>> Projeto quer identificar grupos populacionais com menos acesso à informação sobre a covid-19

>> Pesquisa avaliará impacto psicossocial do isolamento na comunidade acadêmica

>> UnB avança em todos os indicadores de ranking internacional

>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você

>> Disciplinas colocam estudantes da UnB em contato com pesquisas sobre covid-19 

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.