Atividade terá palestra do professor Volnei Garrafa, decano de Extensão no pós-ditadura, além de apresentações acadêmicas e culturais

Encontro acontece na próxima segunda-feira (21), com transmissão ao vivo pelo canal da UnBTV e da Extensão UnB no YouTube. Imagem: Divulgação

II Encontro de Estudantes Extensionistas é a atividade que dá início à programação da 20ª Semana Universitária (Semuni) da UnB nesta segunda-feira (21), às 9h30. O professor Volnei Garrafa, decano de Extensão entre 1985 e 1989, é convidado da palestra de abertura desta edição, na qual vai relembrar a importância da extensão para as instituições de ensino superior. O docente atualmente é titular do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde (FS).

“Em 1987, nós criamos o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das universidades públicas brasileiras, fui o primeiro presidente. A primeira reunião foi aqui na UnB, em 1987. Vou contar, nessa conferência, um pouco dessa história e um pouco da minha visão. Acho que a extensão é uma forma de humanizar a universidade e retornar para a sociedade um pouco do muito que ela investe na universidade pública, gratuita e de qualidade”, explica.

>> Confira a programação completa da Semuni

Além da palestra, o encontro terá atrações culturais e apresentações orais de dez projetos financiados pelo Decanato de Extensão (DEX). “A ideia desse encontro é a gente fazer uma congregação dos estudantes que atuam na extensão, e fazer com que eles sejam protagonistas da discussão dos resultados da extensão do ano que passou e também de perspectivas de futuro”, diz Alexandre Pilati, diretor técnico de Extensão do DEX.

NOVO FORMATO — Com as novas dinâmicas impostas pela pandemia de covid-19, toda a programação da Semuni vai acontecer de forma virtual, transmitida em quatro canais no YouTube: Extensão UnBUnBTVSemana UnB Sala 01 e Semana UnB Sala 02. O II Encontro de Estudantes Extensionistas poderá ser acompanhado ao vivo em dois deles: Extensão UnB e UnBTV.

Para o professor Alexandre Pilati, apesar das dificuldades em elaborar uma programação complexa, em um modelo que ainda é novidade para docentes, técnicos e estudantes, o aprendizado proporcionado e o comprometimento dos envolvidos serão sempre lembrados como um marco deste período.

“É muito desafiador, mas tentamos nos antecipar ao máximo e testar previamente muitas coisas e formatos. O principal era tentar mirar em experiências que estavam dando certo e que estávamos tentando aprender junto. Vou levar desse momento o sentido de aprendizado muito grande e de admiração com o comprometimento da comunidade acadêmica da UnB em realizar o evento”, destaca.

DESTAQUE  A abertura oficial da Semana Universitária está marcada para 18h30 da segunda-feira (21) e terá palestra do linguista estadunidense Noam Chomsky. Homenageado desta edição, o pesquisador, renomado internacionalmente, receberá título de Doutor Horonis Causa. Organizado pelo DEX, o evento deste ano celebra seus 20 anos de conexões, temática também inspirada nas comemorações dos 60 anos de Brasília, relembradas na campanha institucional da UnB de 2020.