O projeto foi um dos selecionados por edital lançado pelo Copei em parceria com os decanatos de Extensão e de Pesquisa e Inovação para combater a covid-19

A produção pode chegar a 40 litros de álcool em uma semana. Foto: Arquivo Pessoal

 

Uma produção de álcool gel no Laboratório de Biologia Molecular pode ajudar na prevenção da covid-19 entre a população de baixa renda do Entorno do Distrito Federal. Alunos do curso de Biotecnologia que fazem parte da empresa júnior Genesys vão iniciar a produção em breve, após serem contemplados em chamada prospectiva de propostas de projetos e ações de pesquisa, inovação e extensão para o combate à covid-19, realizada pelos decanatos de Pesquisa e Inovação (DPI) e de Extensão (DEX), juntamente com o Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de combate à covid-19 (Copei) da UnB.

 

A proposta recebeu recurso do Ministério da Educação (MEC), no valor de R$ 16 mil. O dinheiro foi liberado recentemente e será usado para compra de insumos: baldes graduados, reagentes, misturadores, aquecedor e um equipamento para medir PH. A produção inicial será de 500 litros que serão envasados em mil frascos. O produto final deve atender cerca de 5 a 6 mil pessoas da região do Entorno do DF. Os alunos da empresa júnior, que já fazem análises de microbiologia em alimentos e bebidas e consultoria em boas práticas de fabricação, terão, pela primeira vez, a experiência de produzir uma substância que terá impacto social na prevenção da covid-19.

 

PRODUÇÃO – Em uma semana é possível que os estudantes produzam de 30 a 40 litros do produto. “Fizemos um planejamento e a ideia é que a pesagem dos materiais seja feita nas segundas-feira; na quintas faremos o controle de qualidade; e a distribuição do álcool será nos finais da semana”, conta a professora Talita Carmo Souza, do Departamento de Biologia Celular (IB/UnB) e orientadora do projeto. 

Aluno João Pedro Ricart, do oitavo semestre de Biotecnologia da UnB, faz a gestão do projeto de produção na Genesys. Foto: Arquivo Pessoal

 

O controle de qualidade é feito após dois dias da mistura para verificar se o álcool não sofreu algum tipo de contaminação. Segundo a professora Talita Carmo, alguns microorganismos são resistentes à substância e podem contaminar o produto.

 

O aluno João Pedro Ricart, do oitavo semestre de Biotecnologia da UnB e gerente do projeto de produção do álcool na empresa júnior Genesys, diz que está animado para iniciar a produção.

 

“Será importante oferecer um produto que possa impactar na vida das pessoas. Inicialmente, pensamos em produzir outras coisas, mas percebemos que tínhamos condições para produzir o álcool”, conta João Pedro Ricart, que já está há um ano e meio na empresa. O estudante estima que toda a produção dos 500 litros deve levar cerca de 16 semanas pra ficar pronta.

 

Além da produção do álcool, os alunos pretendem fazer doações de sabonetes e outros materiais de limpeza para a população de baixa renda.

 

PIONEIRA – A Genesys é a primeira empresa júnior de Biotecnologia do DF. Fundada em 2016, é constituída e gerida pelos alunos do curso de bacharelado em Biotecnologia da UnB.

 

A empresa oferece serviços em diversas áreas da Biotecnologia, como consultoria em biossegurança, análises microbiológicas e bromatológicas, determinação de validade de produtos e otimização de bioprocessos. Como outras empresas juniores, a Genesys prepara seus membros para os desafios após a graduação, a partir da execução de projetos orientados por docentes da Universidade.

 

FINANCIAMENTO – Para viabilizar o financiamento de projetos de pesquisa, extensão e inovação da Universidade com foco no combate à covid-19, o Copei criou, em convênio com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), um fundo para arrecadar doações. Pessoas e empresas do Brasil e do exterior podem destinar recursos para as iniciativas ao acessar o link https://www.finatec.org.br/doacaoprojetos/form

 

No endereço, é possível definir se a doação irá para um projeto específico ou para o fundo geral. Outro caminho é fazer a doação por meio de depósito (Banco do Brasil, agência 3382-0, conta 7274-5). Para doações em serviços, materiais ou equipamentos, é preciso, primeiro, articular a ação junto ao Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Leia também:

>> Estudantes elaboram simulador e vídeo para demonstrar fluxo de propagação da covid-19

>> Comunidade acadêmica deve ativar e-mails institucionais para melhor andamento das atividades

>> Com retomada do semestre letivo, DEG orienta comunidade

>> Disciplinas colocam estudantes da UnB em contato com pesquisas sobre covid-19 

>> Estudante, tire aqui suas dúvidas sobre acesso ao SIGAA e ao Office 365

>> Engajamento em app de saúde pode conceder quatro créditos a estudantes da graduação

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia da covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> Pesquisa do HUB avalia saúde mental de residentes durante a pandemia

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.