DEX realizou conversa para tirar dúvidas sobre cadastramento de propostas no novo sistema de extensão e orientar sobre plataforma que transmitirá atividades ao vivo; assista vídeo e baixe manuais 

Para ajudar no planejamento e produção das ações na Semana Universitária de 2020, o Decanato de Extensão promoveu uma conversa para explicar como os coordenadores deverão submeter suas propostas no SIGAA e orientar quanto ao uso da plataforma StreamYard para atividades de transmissão ao vivo. O evento foi transmitido pelo canal da Extensão no Youtube e pode ser assistido pelo link

 

 

Como nas últimas edições, cada unidade deve apresentar uma proposta única que abarque atividades propostas por docentes, técnicos e estudantes, além da comunidade externa. No caso das unidades acadêmicas, as propostas devem ser coordenadas pelo coordenador de extensão, das administrativas, pelo titular da unidades. Para os Centros, BCE e HUB, as propostas devem ser coordenadas pelo representante da unidade na Câmara de Extensão (CEX). 

 

As propostas devem ser cadastradas no módulo Extensão do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) até 4 de setembro. A sugestão é que os coordenadores de extensão recebam as propostas dos docentes por meio de formulário Google. Em retificação publicada no dia 17 de agosto, o DEX permitiu que os proponentes enviem o links das atividades gravadas, via formulário, até 4 de setembro.

 

Além do vídeo, o passo a passo de cadastramento de propostas pode ser consultado no manual elaborado pela Diretoria Técnica de Extensão (DTE/DEX). Depois da aprovação da proposta pela DTE, é possível abrir as inscrições para o público. Só serão certificadas as pessoas que se inscreverem no SIGAA durante o período, até 25 de setembro. Para a aferição da frequência, a sugestão é que os coordenadores criem formulários Google e os coloquem na descrição do vídeo. 

 

Serão aceitas dois tipos de atividades: ações gravadas e transmissões ao vivo. Nas gravadas, os proponentes serão responsáveis por capturar, editar e publicar os vídeos produzidos em canal próprio no YouTube. Os vídeos enviados serão organizados em playlists criadas no canal da Extensão UnB no YouTube e comporão a programação final da Semana Universitária da UnB. Já na submissão das propostas, deve ser incluído o link do vídeo e indicada a área temática da ação. 

 

Já nas transmissões ao vivo, os proponentes, junto à sua equipe, serão responsáveis por organizar previamente as ações e executá-las na data agendada para o período da Semana Universitária UnB 2020. As atividades devem ser realizadas na plataforma StreamYard, e serão retransmitidas via canal da Extensão UnB, no YouTube.

 

O StreamYard foi escolhido pois permite a transmissão de diversas atividades ao mesmo tempo. As unidades não precisam adquirir a versão paga, e o DEX vai disponibilizar credenciais (e-mail e códigos de acesso) para que todos os coordenadores possam fazer o login e a gestão da sua sala de transmissão, que já é automaticamente transmitida para o canal da Extensão no Youtube. Confira o manual de utilização do StreamYard no link.

 

Perguntas frequentes

 

Pode colocar os vídeos no canal da unidade? Sim, e todos os links deverão ser enviados para o DEX, que os organizará numa playlist

 

Pode haver minicurso no formato ao vivo? Sim. 

 

É necessários que os palestrantes efetuem inscrição? Eles devem ser cadastrados como membros de equipe. 

 

Como o canal do DEX vai transmitir ao vivo várias atividades ao mesmo tempo? Por meio do StremYard. 

 

Nosso evento será ao vivo, mas os palestrantes não autorizam gravar. É possível? Sim, é necessário informar ao DEX para que retiremos o vídeo após a atividade. 

 

Mesmo assim, é preciso enviar o termo de voz e imagem para eles? Sim, é importante para que o coordenador se resguarde, mas é possível fazer a submissão sem o termo. 

 

A unidade poderá oferecer mais de uma atividade ao vivo ao mesmo tempo? Sim, se pessoas diferentes fizerem a moderação de cada sala. 

 

As atividade devem ser gravadas antes do dia 26/08? Onde deve ser colocado o link? Sim, pois é o último dia de inscrição. O link pode ser colocado na descrição da atividade. O DEX deve ampliar a data de envio do link até 04/09. 

 

No caso das atividades ao vivo, não é necessário colocar link? Não, as atividades ao vivo serão divulgadas através da programação e podem ser vistas no canal da extensão. 

 

O participante só vai receber o certificado se preencher o formulário colocado na descrição do vídeo, mesmo que tenha feito a inscrição no SIGAA? Sim, pois são dois passos. A inscrição no SIGAA e a aferição da frequência. 

 

Será possível se inscrever numa atividade que foi ao vivo se não está mais disponível? Não, pois não será mais possível aferir a frequência. 

 

Os códigos serão enviados para os proponentes ou para os coordenadores da unidade? Para os proponentes das atividades ao vivo. Por isso é importante colocar todos os dados.

 

Se a pessoa que abriu a sala cair? Ela continua ativa? É importante ter mais de uma pessoa como moderador para manter a sala. 

 

Os bolsistas de apoio tecnológico poderão auxiliar os proponentes a elaborar os vídeos, como edição, para envio ao DEX? Sim, faz parte das atribuições requeridas na chamada pública. 

 

As pessoas de apoio aparecem na transmissão? Não necessariamente, quem decide é o moderador. 

 

Para minicursos posso ter três vídeos separados ou terei que colocar todos em um único? Podem ser separados. 

 

Há limite de tempo de transmissão no StremYard? Não há limite, mas a sugestão é que as transmissões durem no máximo 3h. 

 

Na nossa unidade, gostamos de criar nossa própria identidade visual. No StreamYard, as artes serão padronizadas, mas cada unidade pode utilizar suas artes para divulgar as atividades nas próprias redes, desde que respeitem a identidade visual da semana.

 

Se eu quiser o arquivo da transmissão ao vivo para colocar no canal da minha unidade? Basta solicitar ao DEX. 

 

Outras dúvidas podem ser enviadas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.