Espaço de arte contemporânea da Universidade de Brasília realiza entre 13 e 20 de julho abertura digital em sua conta no Instagram

Paulo Nazareth Release

Paulo Nazareth. Sem título, da série Notícias de América, 2011. Impressão fotográfica sobre papel algodão

A Casa Niemeyer, espaço de arte contemporânea da Universidade de Brasília ligado à Casa da Cultura da América Latina (CAL/UnB), realiza entre 13 e 20 de julho abertura digital em sua conta no Instagram (@casaniemeyer). Na ação serão exibidos trabalhos doados por artistas na segunda fase de aquisições da coleção universitária “Triangular: arte deste século”, que já conta com mais de 160 obras de 118 artistas de todo o Brasil.

Clarissa Tossin, Paulo Nazareth, Thiago Martins de Melo, Sue Nhamandu, Leandro Assis, Raphael Escobar, Vera Holtz, Yuli Yamagata e Daniel Caballero compõem a lista de novos artistas da coleção. O evento digital também trará trabalhos de Lenora de Barros, Mateus Gandara e Traplev, que não foram exibidos na primeira fase da mostra, prevista para ser encerrada em 6 de agosto deste ano na Casa Niemeyer. A programação contará com postagens discutindo os trabalhos doados, bem como vídeos de artistas-doadores e transmissão de lives com Thiago Martins de Melo (14/07, 17h), Traplev (15/07, 17h) e Lenora de Barros (17/07, 11h). As ações fazem parte do projeto Casa Niemeyer Digital e é coordenado pelas curadoras da mostra Ana Avelar e Gisele Lima, com assistência de Victor Zaiden e grupo de discentes do curso de Teoria, Crítica e História da Arte da UnB, responsável por ativar a coleção.

A maior parte das obras constitui ações de videoarte e vídeoperformance, mas também são apresentados desenhos, fotografias e quadrinhos. Antes das limitações geradas pela pandemia do novo coronavírus, a curadoria já havia firmado contato com alguns artistas e algumas doações estavam previamente acertadas. Com as medidas de isolamento social, foram incorporados trabalhos digitais que prescindiam da visita presencial à Casa Niemeyer. É previsto, que com o futuro retorno das atividades, uma nova exposição seja organizada para que que as doações sejam apreciadas no espaço da Casa.

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer para servir de sua morada durante a construção da capital federal, a Casa, localizada no Park Way (DF), foi adquirida pela UnB em 1980 e desde 2017 recebe exposições de arte contemporânea e demais eventos culturais ligados à Universidade. A mostra “Triangular: arte deste século”, foi eleita em 2019 a melhor coletiva do ano pela enquete pública promovida pela Revista Select.

Abertura Digital - Triangular
De 13 a 20 de julho
Instagram: @casaniemeyer

Contato:

Telefone (whatsapp): (61) 98483-2284 (Samara)