Ações de extensão foram selecionadas em edital do DEX e participam de atividade na terça (30/06)

O Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX/UnB) vai realizar, na próxima terça (30/06), o segundo Webinário UnB Perto de Você, com projetos de extensão que atuam junto à comunidade do Recanto das Emas. O evento será virtual e terá transmissão ao vivo no canal da UnBTV no Youtube, das 14h às 17h.

Em novembro do ano passado, a UnB inaugurou o Polo de Extensão do Recanto das Emas, espaço físico para integrar as ações de extensão que acontecem na cidade.

Selecionados por meio de edital do DEX, doze projetos participarão da atividade. O Programa de Audiologia na Escola, realizado por professores e estudantes do curso de Fonoaudiologia da UnB, atua em escolas com objetivo de promover o desenvolvimento infantil por meio da estimulação das habilidades auditivas, prevenindo futuras dificuldades escolares e auditivas.

A Roda das Minas faz visitas à escolas públicas de ensino médio e realiza rodas de conversa para apresentar discussões de gênero, questões raciais, de desigualdade social, e políticas públicas de enfrentamento de violência contra as mulheres.

Em sintonia com o objetivo de inserção curricular da extensão nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação, o projeto Sustentabilidade Urbana no Recanto das Emas junta atividades de extensão às disciplinas Projeto de Urbanismo 1 e Projeto de Paisagismo 2. De acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE), 10% dos créditos da grade dos cursos de graduação devem ser de extensão.

O objetivo da ação é contribuir com projetos de urbanismo e paisagismo para o Recanto das Emas, envolvendo a comunidade no processo. Para isso, foi realizada uma parceria com o Instituto Proeza, organização que capacita mulheres da comunidade, para facilitar as visitas de campo e relação com os moradores. O projeto também discute o impacto da Covid-19 e o direito à cidade.

Programação – Transmissão pela UnBTV no Youtube

14h – Abertura
Participantes: Profª. Iracilda Pimentel Carvalho – Diretora de Integração Social e Desenvolvimento Regional do DEX
Profª. Olgamir Amancia – Decana de Extensão
Profª. Márcia Abrahão – Reitora da Universidade de Brasília
Carlos Dalvan – Administrador Regional do Recanto das Emas

14h30 – Apresentação dos Projetos e Programas de Extensão participantes

Acompanhamento da Aplicação do Novo Ensino Médio
Coordenação: Prof. Igor Lima – (IE/DM), Profa. Eloísa Pilati (CIL), Prof. Marcelo Cigales (SOL) e Prof. Khalil Oliveira (IF)
Apresentação: Prof. Khalil Oliveira (IF)

Audiologia na escola: educação continuada e saúde auditiva
Coordenação e Apresentação: Profa. Isabella Monteiro (FCE)

Cursinho da UnB - Honestino Guimarães
Coordenação: Profa. Daniela Marques de Moraes (FD)
Apresentação: Discente Gustavo Lima

Defensoras e Defensores Populares
Coordenação e Apresentação: Profa. Talita Rampin (FD)

FOCO – Fenomenologia e Cotidiano
Coordenação e Apresentação: Profa. Maria de N. Malcher (FCE)

Habeas Liber
Coordenação: Prof. Vallisney de Souza (FD)
Apresentação: Discente Sara Leal

Imaginário, território e formação: oficinas “A quem pertence a cidade?”
Coordenação e Apresentação: Profa. Priscila R. Rufinoni (FIL)

Oficinas de leitura e produção de textos
Coordenação e Apresentação: Prof. Wilson H. Veneziano (IE/CIC)

Recanto em movimento: Conexão Audiovisual IFB | UnB