Inscrições estão abertas para o Hackathon UnB-FGA 2020. Evento acontece, em modo remoto, de 15 a 22 de maio

A comissão organizadora do Hackathon UnB-FGA 2020 é formada por estudantes de graduação e pós-graduação. Arte: Luis Henrique/DEX

Uma maratona de programação, conhecida como hackathon, vai desenvolver programas e aplicativos que possam melhorar o funcionamento de diversos setores da economia do DF impactados pelo isolamento social. O Hackathon UnB-FGA 2020 está com inscrições abertas para qualquer estudante da Universidade de Brasília ou de outras instituições de ensino.

O evento foi aprovado no âmbito da Chamada Prospectiva de Projetos e Ações de Pesquisa, Inovação e Extensão para o combate à COVID-19, proposta em conjunto pelo Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), o Decanato de Extensão (DEX) e o Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de combate à COVID-19 (Copei).

O financiamento, quando aprovado, será utilizado para a premiação, além da contratação dos serviços de internet e de computação em nuvem e bolsas para os extensionistas.

A comissão organizadora é formada por estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos da Faculdade UnB Gama (FGA). Eles já trabalham na divulgação, e as inscrições estão abertas. Nos dias 11, 12 e 13 de maio, o Instagram do Hackathon UnB 2020 fará a apresentação dos desafios. As inscrições acabam no dia 14, quando as equipes serão formadas.

O Hackathon acontece entre os dias 15 e 22 de maio. Os melhores projetos em cada uma das três áreas serão premiados com R$ 1.200. A ideia é que os projetos terão continuidade por meio da extensão universitária. O regulamento pode ser acessado aqui.

DESAFIOS – O Hackathon é organizado ao redor de desafios com foco em três áreas: Informação e Saúde; Agricultura e Alimentação; e Cooperação Social. “Alguns setores que podem ser atendidos são serviços de entrega, cooperativas de agricultores e comerciantes que queiram implementar serviço de vendas online”, explica o professor Rudi van Els, coordenador da proposta.

Samara Santos, do 10° semestre de Engenharia de Energia considera que, mesmo com o calendário acadêmico suspenso, a Universidade não pode parar. “A iniciativa do Hackathon UnB-FGA é dos alunos”, afirma a estudante.

”Queremos entregar para a população do Distrito Federal soluções não só imediatas, mas duradouras”. De acordo com a estudante, a comissão identificou a necessidade de aproximar a população do DF aos dados da disseminação do novo coronavírus.

"Queremos entregar para a população do DF soluções duradouras”, conta Samara Santos. Foto: Arquivo pessoal

O primeiro desafio é pensar em soluções para atingir parcelas da população mais amplas. “A informação com qualidade e veracidade é o melhor remédio para garantir que a população saiba o que está acontecendo em suas cidades e continue no regime de isolamento social”, avalia a estudante.

O projeto também conta com o apoio do Núcleo de Agroecologia (FAV/CDS/UnB), que está levantando demandas de agricultores familiares do DF e entorno, foco do segundo desafio.

O terceiro dos desafios é a criação de um aplicativo que reúna informações sobre instituições que precisam de doações.

“Foi aí que conhecemos o Doarti, um aplicativo desenvolvido por ex-alunos da FGA com o apoio de professores da UnB, que trabalha exatamente nesse propósito. Nossa ideia é que os alunos possam trabalhar dentro do desafio para contribuir nas funcionalidades ou inovações para tornar o aplicativo ainda mais completo”, conta Samara.

>> Conheça a iniciativa Doarti, que cria site e aplicativo para facilitar doações no Distrito Federal

Mas a ideia é ir além da maratona de programação, e dar assistência técnica aos clientes que vão usar os aplicativos por um período de seis meses. Por isso, a importância das bolsas de extensão. “Não se trata só de desenvolver, mas também criar os meios para que os aplicativos sejam usados pela sociedade”, diz o professor Rudi van Els.

“Vale destacar que o espírito deste evento não é a competição, mas o desenvolvimento de forma colaborativa de soluções que possam ser viabilizadas o mais rápido possível para amenizar o impacto do isolamento social”, afirma.

Aberto para os estudantes da UnB, independente do curso, e também de outras instituições de ensino, a previsão do evento é envolver 100 participantes ao todo, que serão divididos em grupos de, no máximo, 10 pessoas.

COMBATE À COVID – A Chamada Prospectiva de Projetos e Ações de Pesquisa, Inovação e Extensão para o combate à COVID-19, proposta em conjunto pelo Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), o Decanato de Extensão (DEX) e o Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de combate à COVID-19 (COPEI), aprovou 115 projetos.

>> Chamada pública aprova 115 projetos desenvolvidos pela Universidade de Brasília

Destes, 33 já foram contemplados com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e do Ministério da Educação (MEC). Esses projetos podem ser consultados em lista disponibilizada pelo DPI.

A UnB continua trabalhando para captar recursos para o financiamento dos projetos aprovados pelo Copei.

>> Iniciativas on-line da UnB mobilizam a circulação do conhecimento durante o isolamento social

>> Projetos da UnB trabalham em tecnologias para proteção dos profissionais de saúde

>> Pesquisadores alertam governadores sobre grave momento da pandemia no Brasil

>> UnB e Fiocruz lançam plataforma de inteligência para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus