Política na Escola, idealizado por Terrie, está em atividade desde 2005

60343872 2497649213612727 8762166877968400384 o

Terrie Groth, à direita, com extensionistas do projeto Política na Escola na Escola Classe 46, em Taguatinga. Foto: Reprodução do Instagram.

Um dos grandes legados deixados para a Universidade de Brasília (UnB) pelo Professor Terrie Groth, falecido no último dia 22 de abril, foi o projeto de extensão Política na Escola (PnE). Nascido nos Estados Unidos, Terrie era professor da UnB desde 1996, e desenvolveu o PnE no Instituto de Ciência Política (Ipol) desde 2005.

Idealizado por Terrie, o Política na Escola leva discussões de grandes temas da política, como participação, representação, cidadania e democracia, para crianças de 8 a 12 anos, do 3º ao 5º ano de escolas públicas do Distrito Federal de regiões como Ceilândia, Recanto das Emas, Taguatinga e Gama, entre outras.

O foco do projeto é possibilitar, por meio das dinâmicas realizadas, a ampliação do debate e participação política nas comunidades visitadas e também na comunidade acadêmica, na tentativa de construir um conhecimento baseado na interação.

“As atividades variam entre brincadeiras clássicas como mímica, desenho, ou brincadeiras com a imaginação, todas com um tema a ser trabalhado e debatido junto com as crianças, para que mostrassem seu entendimento”, diz um dos coordenadores do projeto, o estudante Rafael De Toni, do quarto semestre de Ciência Política.

Além de influenciar no processo educativo, os extensionistas do PnE pretendem auxiliar na formação da identidade das crianças como cidadãs com consciência política. “Trabalhamos a política como algo que está no dia dia, e que podemos participar de forma ativa e assim resolver problemas”, explica Tainá Kersul, estudante do sétimo semestre de Ciência Política, e participante do Política na Escola desde que entrou na UnB.

Ela se lembra de Terrie como uma pessoa muito dedicada ao projeto. “Ele se importava com o Política na Escola e tinha planos para tornar o projeto maior, atender mais escolas ou até mesmo criar uma formação para professores”, conta. “Ele acreditava que a formação política era importante desde a infância para criar indivíduos ativos politicamente e assim contribuir para uma sociedade mais participativa”.

“Nunca esqueço da na primeira reunião que tivemos”, conta Victoria Barbosa, do terceiro semestre de Ciência Política. “Terrie falou que aquele era um trabalho difícil, às vezes as crianças não iriam absorver de imediato o que diríamos a elas, mas o nosso objetivo era plantar sementes”.

Memória – Decana de Extensão, a professora Olgamir Amancia conheceu Terrie nas reuniões da Câmara de Extensão, presidido por ela. Coordenador de Extensão do Ipol por anos, Terrie Groth tinha assiduidade e pontualidade inquestionáveis. Mas o que Olgamir destaca é a disposição em contribuir para a consolidação da extensão como prática fundamental para a qualidade da formação acadêmica.

Para ela, o tempo de duração do projeto evidencia a importância do tema, e principalmente a capacidade de diálogo entre a comunidade e os extensionistas. “Fazer com que o Política na Escola continue é o nosso desafio. É a melhor forma de homenagear e manter viva a memória de nosso querido extensionista Terrie Groth”, diz.