Unidades acadêmicas e administrativas tiveram quase um mês para inscrever propostas, que serão avaliadas e podem receber bolsas

Quarta reunião da comissão UnB nos 60 anos de Brasília aconteceu no salão de Atos da Reitoria. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Firme no propósito de tornar a UnB protagonista no sexagésimo aniversário da capital federal, a comissão UnB nos 60 anos de Brasília realizou seu quarto encontro no último dia 6. Um dia antes, o Decanato de Extensão (DEX) encerrou o prazo para inscrições em edital que prevê bolsas de fomento a unidades interessadas na promoção de atividades comemorativas. As ações são complementares.

A decana de Extensão, Olgamir Amancia, detalhou que o programa UnB nos 60 anos de Brasília tem por objetivo estimular e apoiar as unidades acadêmicas e administrativas, os centros e órgãos complementares da instituição no desenvolvimento de atividades que envolvam a comunidade interna e externa ao longo do ano, conforme considerações levantadas pela comissão nas reuniões anteriores. Estas considerações, por sua vez, levam em conta a consulta pública para proposição de ações que foi realizada no fim de 2019.

“O programa é importante porque vai viabilizar concretização de iniciativas, levando-as do campo das ideias para a prática”, afirmou a decana do DEX. As propostas submetidas encaixam-se em três eixos temáticos: Legado dos 60 anos, com resgate histórico do Distrito Federal e da Universidade; Promoção de Eventos, com foco em divulgação científica e dos serviços da instituição para a comunidade externa; e Fortalecimento Institucional, enfatizando o reconhecimento de práticas desenvolvidas pela UnB à educação, ao meio ambiente e à economia da região.

Em período de escassez de recursos, Olgamir Amancia agradeceu a sensibilidade da decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação institucional (DPO), Denise Imbroisi, por reconhecer a importância do projeto e reservar fundos para o desenvolvimento das atividades. Presidindo a reunião, o vice-reitor Enrique Huelva destacou que as expectativas pelos resultados gerados por meio das ações da comissão e do programa UnB nos 60 anos de Brasília são as melhores possíveis. “Será mais uma oportunidade de analisarmos o impacto social, econômico e de formação da Universidade na construção da sociedade local”, apontou.

Durante o encontro, realizado no Salão de Atos da Reitoria, o secretário de Comunicação da UnB, Paulo Schnor, apresentou a campanha institucional de 2020: UnB no coração de Brasília. Concebida para realçar e fortalecer ainda mais o vínculo da Universidade de Brasília com a capital, a campanha estará presente nas ações da UnB durante todo o ano comemorativo.

>> Campanha institucional celebra vínculo entre UnB e Brasília

SOBRE A COMISSÃO  Criada pelo ato da Reitoria nº 1.373/2019, a comissão UnB nos 60 Anos de Brasília tem como objetivo apresentar proposta de ações e acompanhar as comemorações alusivas ao aniversário da capital federal, celebrado em 21 de abril. Integram o grupo representantes da sociedade civil e do corpo docente e estudantil da Universidade. Em breve será apresentado o cronograma de ações para o ano.

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.