Durante a Semuni, aula especial da disciplina Darcy Ribeiro: pensamento e fazimentos reúne ex-estudantes ilustres da UnB

Uma aula especial da disciplina Darcy Ribeiro: pensamento e fazimentos proporcionou momentos de reflexão e memória sobre o movimento estudantil. O tema esteve relacionado ao atual movimento em defesa das universidades. A aula magna foi parte das atividades da 19ª Semana Universitária e contou com a participação de Paulo Speller, ex-secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), de Erika Kokay, deputada federal, e de Maninha, ex-deputada federal, todos egressos da Universidade de Brasília.

Os participantes contaram experiências da militância estudantil na época da ditadura e alertaram para o momento que a universidade vive hoje no Brasil. “A UnB rompia com o modelo de universidades da época”, lembra Speller. A instituição chegou a ser fechada pelos militares em 1965 e assim ficou por alguns meses. O professor fez vestibular em 1966 e logo se engajou no movimento estudantil.

Representantes do DEX, do DCE e da UNE uniram-se a Paulo Speller, Erika Kokay e Maninha, na mesa do evento. Foto: Guilherme Alves/DEX

“O primeiro movimento do qual participamos foi a invasão dos barracões do Centro Olímpico”, conta. “Lá moraram os trabalhadores que construíram a UnB, e nós passamos a morar dentro da Universidade.”

Nesse contexto, a militância ficou mais forte. Speller participou da criação do primeiro Diretório Acadêmico dos Estudantes do Instituto de Psicologia, organização da qual foi o primeiro presidente.

Com a criação da Federação dos Estudantes da Universidade de Brasília (Feub), conheceu o estudante de geologia Honestino Guimarães. Speller lembrou a relevância de Honestino do ponto de vista nacional, chegando a presidir da União Nacional dos Estudantes (UNE).

“O movimento estudantil foi crescendo dentro do campus, mesmo durante a ditadura militar”, conta. “Nos mobilizávamos muito, lotávamos o auditório Dois Candangos nas assembleias, quem não chegava cedo não conseguia entrar”. Depois da prisão de Honestino, em 1968, Paulo assumiu a presidência da Feub. Mas pouco depois também foi preso, expulso da UnB, e acabou tendo que se exilar no México, onde se tornou professor.

Com muita experiência nas lutas, Paulo Speller resume: “Ninguém tem mais capacidade de romper esse cerco à universidade que o movimento estudantil. De levar à sociedade, mostrar à imprensa o que fazemos aqui”.

Maninha, cujo nome de batismo é Maria José Conceição, conta que foi Honestino Guimarães que a apelidou, quando ela entrou na UnB, em 1967. Ela lembrou que os estudantes tiveram que reorganizar o movimento estudantil depois das prisões de Honestino e Speller, num momento brutal. Mesmo assim, Maninha foi presa por três meses em 1970, e expulsa da Universidade. Conseguiu voltar para a UnB apenas em 1972.

“A histórica é cíclica”, alerta. “Estamos vivendo em uma democracia destruída, que nós precisamos recuperar. Precisamos resistir, organizar e avançar aos poucos.”

A caloura do grupo era Erika Kokay, que começou na UnB em 1976 e logo entrou no movimento estudantil, depois de receber um panfleto a convidando para uma assembleia. “Era um movimento muito pulsante”, conta a ex-estudante de Psicologia. “Nossa primeira luta foi para ter curso noturno.”

Erika disse que os desafios à universidade pública estão postos, e que cabe ao movimento estudantil resistir. “Espaços coletivos estão sendo moídos, e a universidade é um deles: ela provoca medo ao arbítrio e ao autoritarismo. Eles querem cercear porque há muito potencial de resistência e construção de avanços nas universidades e nas escolas.”

 

Veja também:

>> Pensamento de Darcy Ribeiro em evidência na UnB

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.