Roda de conversa, atividades lúdicas e práticas esportivas marcaram a tarde de saúde mental e bem-estar no campus Darcy Ribeiro

O ICC Sul foi palco de diversas atividades de bem-estar e lazer. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

 

Ansiedade, imediatismo, autocobrança, isolamento social, pensamento acelerado, insegurança. Questões compartilhadas por muitas pessoas no dia a dia foram recorrentes durante a roda de conversa Universidade e Saúde Mental. A atividade, na tarde desta quarta-feira (25), fez parte da programação da 19ª Semana Universitária.

 

Como compreender a crise psíquica a partir da intervenção precoce? A pergunta foi o que motivou a discussão, que contou especialmente com estudantes universitários e membros do Grupo de intervenção precoce nas primeiras crises do tipo psicótica (Gipsi), vinculado ao Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (Caep) do Instituo de Psicologia da UnB.

 

O debate abordou questões próprias da vida universitária e do cotidiano acadêmico, como as pressões da rotina e a dificuldade de conciliar a carga horária com outras demandas. “É importante perceber os sinais que apontam para um nível de sofrimento que sai do controle e se estabelece como fenômeno adoecedor que afeta o nível de bem-estar e funcionalidade”, alertou a psicóloga Raquel de Paiva, vice-coordenadora do Gipsi.

 

O fim do semestre foi apontado pelos participantes como um período crítico. “O importante é perceber como está a minha resiliência anteriormente. É necessário autorreflexão e percepção do meu valor existencial”, destacou. A mediadora também falou da ilusão criada pelas redes sociais e a constante busca por uma vida utópica.

 

Na visão do estudante de Antropologia Arthur Brigido, autoconhecimento sempre foi importante, mas as pessoas não se dão conta disso. “O problema é que a preocupação é sempre voltada para as demandas e exigências do meio externo, e não para aquilo que realmente lhe dá prazer e satisfação, que muitas vezes está nas coisas mais simples”, acredita.

Identificação de crise, prevenção e intervenção precoce foram abordados na roda de conversa Universidade e Saúde Mental. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

 

Quanto aos recursos disponíveis para amenizar o sofrimento, o grupo apontou a capacidade de diálogo e a importância de se abrir para alguém de confiança; o autocuidado, tanto com a saúde física quanto com a mental; e a autoanálise pessoal e maturidade para entender e respeitar seus próprios limites.

 

Tendo vivenciado momento difícil em sua graduação, a estudante de Letras Julia Carvalho relatou que precisou trancar um semestre para melhorar seu estado psíquico. “Eu entendo a saúde mental como a saúde física, que precisa de cuidado constante. A pessoa não precisa adoecer ou ter um problema grave para procurar ajuda ou ter cuidados básicos.”

 

A conversa foi finalizada com uma dinâmica de grupo e prática meditativa. A psicóloga propôs que cada um desenhasse uma mandala, que para ela se trata de uma “representação simbólica de sentimento, afeto e energia capaz de promover reflexão e autopercepcão do estado psíquico-emocional, visando ajustes e investimentos de novos recursos para administrar possíveis crises”.

 

MOMENTO LÚDICO – A ala sul do Instituto Central de Ciências (ICC) do campus Darcy Ribeiro ficou repleta de atrações e atividades interativas. Com a proposta de engajar as comunidades acadêmica e externa, a Semana Universitária tem atraído pessoas de todas as idades aos quatro campi da UnB.

A convite dos amigos, Henry Brito ficou entusiasmado em conhecer o campus Darcy Ribeiro. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

 

O evento chamou a atenção do estudante Henry Brito, de Taguatinga, que cursa o ensino médio. “É uma oportunidade de conhecer a Universidade, saber um pouco mais sobre os cursos oferecidos aqui”, mencionou o aluno, que pretende ingressar na UnB para cursar Engenharia Mecatrônica ou Física.

 

Henry aproveitou a vinda e participou de uma partida de tênis de mesa, iniciativa do projeto Recreando que ofereceu diferentes modalidades de prática esportiva. A proposta, desenvolvida pela Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias (Deac/DAC), é ofertar momento de descontração por meio de jogo ou atividade em grupo.

 

Inscrita também em outras atividades, Julia Carvalho, que esteve na roda de conversa, considera que a Semuni é uma maneira de se “debruçar sobre temas de interesse que não necessariamente estão ligados ao curso". "Isso também é importante para minha formação como universitária”, considera.

 

“Acalmar a mente, controlar as emoções e a ansiedade. É um trabalho de desapego mental, uma meditação contemplativa”, destacou o instrutor de tai chi chuan, Tobias Velho. Durante a atividade, os participantes puderam conhecer um pouco mais dos princípios e de algumas posturas e movimentos corporais.

A prática de tai chi chuan foi uma das que chamaram a atenção da estudante Lara Diniz (ao centro). Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

 

A estudante de Gestão de Políticas Públicas Lara Diniz inscreveu-se em três atividades da Semana Universitária. Como está prestes a se formar, desenvolvendo o trabalho de conclusão de curso (TCC), a graduanda relata que buscou experiências diversas.

 

“Eu não quis palestra nem coisas com informação teórica porque estou muito cansada e focada no meu trabalho final”, disse. Durante essa semana, ela buscou conhecer novas pessoas, relaxar e sair um pouco da rotina do último semestre. Além de praticar tai chi chuan, a estudante integrou a vivência amazônica e o sarau do Cerrado.

 

SERVIÇO

O Grupo de intervenção precoce nas primeiras crises do tipo psicótica (Gipsi) foi criado com o objetivo de atuar precocemente no atendimento a indivíduos e famílias em primeiras crises do tipo psicótica, desenvolvendo uma clínica ampliada que favorece o melhor suporte possível no mapeamento da crise psíquica grave.

 

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3107 6879 ou 3107 6836 (Caep).

 

Leia também:

>> Boas práticas em saúde e bem-estar atraem público na Semuni

>> Integração entre universidade e sociedade por meio do trabalho é destaque em encontro de extensionistas

>> Liberdade intelectual como solução para a crise da razão

>> Congresso de Iniciação Científica movimenta o campus

>> Encontro de extensionistas inaugura Semana Universitária

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.