Com mensagem sobre racionalidade e verdade, filósofa Viviane Mosé abriu a 19ª edição da Semana Universitária

Exposição de Viviane Mosé mesclou diferentes recursos discursivos, das teorias clássicas à arte da poesia. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

Uma noite marcada por reflexões filosóficas, com referências a Foucault, Freud, Descartes e especialmente Nietzsche. Foi assim que a poetisa, filósofa, psicóloga e psicanalista Viviane Mosé prendeu a atenção do público que praticamente lotou o auditório do Centro Cultural da ADUnB na noite desta segunda-feira (23).

 

A palestra marcou a abertura da 19ª Semana Universitária 2019 (Semuni), reunindo membros da comunidade acadêmica e também pessoas de fora da Universidade. De maneira abrangente, Mosé estabeleceu paralelo entre as questões inerentes à história da humanidade e os dilemas do contexto contemporâneo.

 

“Não estou de preto por acaso. É um manifesto em função de dois acontecimentos trágicos recentes: o terrorismo de estado do Rio de Janeiro que vitimou uma criança e o caso do estudante que tirou a própria vida neste campus, na sexta-feira passada”, justificou logo no início de sua apresentação.

 

Acompanhando há dez anos os índices de suicídio no Brasil e no mundo, a filósofa considera preocupante o fato de a depressão ser a doença mais incapacitante deste século. “Justamente quando a farmacologia revolucionou a medicina psiquiátrica, nunca fomos tão deprimidos, medicados e suicidas”, apontou. 

Abertura da Semuni atraiu cerca de 500 pessoas ao auditório da ADUnB. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

Em sua visão, a sociedade atual está obrigando as pessoas a viver como autônomas e como máquinas, sem direito ao desequilíbrio, à dor e à frustração, os quais ela considera inerentes ao ser humano. “A dor rasgada é o que faz produzir conhecimento, somente o homem é capaz de transformar a frustração em arte, em vida.”

 

Para Viviane Mosé, estamos vivendo um momento de transformação e crise, que atinge diretamente dois eixos do processo civilizatório: a racionalidade e a verdade. “Ou desconstruímos a razão e a verdade ou elas vão desabar sobre nossas cabeças. A ideia da verdade é a maior mentira que a gente já criou. Nós somos vítimas da manipulação da informação”, refletiu.

 

Um dos desafios que se coloca nesse processo se trata, portanto, da desintegração do modelo lógico-racional, que foi levado à exaustão neste século. Mosé disse acreditar que o mundo se aproxima de um colapso da verdade, que por sua vez leva à queda das instituições e à guerra da informação.

 

A convidada destacou que, composta de seres virtuais por excelência, a humanidade tem consciência da linguagem, por ser a mais elaborada e sofisticada estrutura deste planeta. A palestrante traçou uma linha histórica de como a humanidade foi se constituindo ao longo dos principais períodos evolutivos, da idade das cavernas ao século XXI.

Aplaudida de pé ao recitar a poesia Ode à vida, de sua autoria, Viviane Mosé distribuiu autógrafos ao final do evento. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

“A era da sociedade em rede implica o rompimento de linhas. Hoje nos conectamos pelos computadores, na virtualidade, por meio de nós e fluxos”, afirmou. Segundo ela, este ambiente propiciou as dicotomias e a polaridade do mundo atual, que opõe bem e mal, bonito e feio, certo e errado.

 

Como solução a esse imbróglio, Mosé destacou que é preciso aproveitar este campo de forças para promover um espaço em que indivíduos sejam intelectualmente livres. Sobre as dificuldades que as universidades brasileiras vêm enfrentando, a palestrante salientou que é preciso aprender a construir novos modos de produzir ciência.

 

“Não é o saber ou o conhecimento que faliu, mas a racionalidade. Precisamos produzir uma rede entre as redes. As lutas têm que se articular em princípios comuns. As universidades públicas não devem formar apenas para o mercado, mas serem espaços para o livre pensamento. O mundo só muda quando ele desaba”, sintetizou.

 

ENCONTRO TRANSFORMADOR – Estudante de Antropologia, Isabela Ferreira ficou instigada a conhecer mais de perto o trabalho de Viviane Mosé, uma vez que pretende desenvolver projeto de pesquisa na Universidade. “Eu achei a exposição incrível e com um tom muito animador nesse momento de desnorteamento.”

 

Embora já conhecesse a filósofa, o estudante de Relações Internacionais Henrique de Oliveira disse que se sentiu estimulado a questionar diversas coisas a respeito da vida: “Foi uma chuva de ideias que realmente me deixou provocado a rever o que são verdades e não verdades”.

Palestra de abertura motivou Isabela Ferreira a buscar novos desafios de pesquisa. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

Na opinião do graduando, a escolha não poderia ter sido mais propícia para abrir a Semana Universitária de 2019, tendo em vista que a palestra abordou questões diversas relacionadas ao contexto acadêmico, provocando a pensar e repensar o papel da universidade.

 

EXTENSÃO – Durante o evento, a decana de Extensão (DEX), Olgamir Amancia, apresentou o resultado do II Concurso de Fotografia de Extensão – uma forma de dar “visibilidade aos projetos e também ressignificar a fotografia como arte e resgate da memória”.

 

Confira os três primeiros colocados: 

  • 1º lugar: UnBeatables – foto de Raphael Braccialli de Loyola
  • 2º lugar: Roda das minas – foto de Letícia Alves Braga
  • 3º lugar: Observa Pop Rua – foto de Hoffman Miranda de Oliveira

 

As dez melhores fotografias estão em exposição no Centro Cultural da ADUnB ao longo da Semuni.

 

Para a decana, esta edição da Semana Universitária já tem o que comemorar, pois conseguiu reunir mais de 800 ações. “São múltiplos diálogos, com uma agenda de inclusão e reflexão, capaz de fortalecer a rede da Universidade e seu compromisso de ser verdadeiramente pública”, disse.

 

>> Confira a programação da 19ª Semuni

 

“Em meio a tantos desencontros que formam, a Universidade se propõe a promover encontros que transformam”, comentou o vice-reitor Enrique Huelva sobre a temática. Para ele, o evento é uma oportunidade de trazer a sociedade para dentro da universidade e mostrar toda sua riqueza e diversidade.

Duo Fuá do Cerrado é formado pelos estudantes do curso de Música da UnB Luciana Lins e Léo Brito. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

Essa também foi a mensagem deixada pela reitora Márcia Abrahão. “Precisamos divulgar o nome da nossa instituição para todos os cantos, pois somente com o apoio da sociedade mostraremos nossa importância e compromisso público. A UnB se destaca no cenário nacional e internacional, mas não descuida das pessoas.” 

 

A apresentação cultural da noite ficou por conta do duo Fuá do Cerrado, composto por estudantes de Música da UnB, os violonistas Luciana Lins e Léo Brito. No repertório, eles apresentaram canções populares de compositores brasileiros e o hino nacional.

 

Semana Universitária segue por toda a semana, com palestras, oficinas, cursos, minicursos, rodas de conversa, cines-debates, workshops e exposições. O evento é uma ação do DEX, que conta com apoio de diversos setores e unidades acadêmicas da UnB.

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.