Programação especial de quarta-feira (25) trará práticas diversas, diálogos e serviços voltados à qualidade de vida

Práticas de dança estão entre opções disponibilizadas gratuitamente à comunidade. Foto: André Gomes/Secom UnB

 

A temática da saúde mental tem ganhado notoriedade neste mês com as ações da campanha nacional Setembro Amarelo, voltada à prevenção do suicídio. Na UnB, o assunto tem se mostrado prioritário. Debates e outras iniciativas estão em curso para a consolidação de redes de cuidado e práticas de promoção à saúde; uma política institucional de saúde mental segue em construção. Na última sexta-feira (20), a morte de um estudante no campus Darcy Ribeiro trouxe à tona a necessidade de se ampliar a sensibilização quanto ao tema e fortalecer ações de acolhimento a indivíduos que estão em situações de sofrimento psíquico dentro da instituição.

 

Psicólogo especialista no tema, o decano de Assuntos Comunitários (DAC) da Universidade, Ileno Izídio da Costa, salienta que a discussão ultrapassa o nível acadêmico e merece atenção no dia a dia da sociedade, com enfrentamento a partir da articulação de redes de apoio. “Esse é um tema humano, não só da UnB, mas da vida. A cada 45 minutos, uma pessoa se suicida no Brasil. Precisamos debatê-lo constantemente, em todos os espaços que pudermos, e pensar quais dimensões da saúde mental podem ser trabalhadas na Universidade”, observa. 

Há uma semana, decano Ileno Izídio deu palestra sobre suicídio em evento que destacou a necessidade de discutir o assunto continuamente, provendo alternativas a pessoas em sofrimento. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

Durante a Semana Universitária, que segue até sexta-feira (27), comunidades interna e externa terão acesso a ações desenvolvidas ao longo do ano para valorização do bem-viver, com programação especial. A quarta-feira (25), é o Dia da Saúde Mental e Bem-Estar. Atividades com foco na temática serão oferecidas pelos decanatos de Extensão (DEX) e de Assuntos Comunitários (DAC) no espaço da saúde mental, que estará montado na entrada do ICC Sul, no campus Darcy Ribeiro.

 

O decano Ileno Izídio destaca que esse é um momento importante para reforçar os diálogos e dar maior projeção às iniciativas já oferecidas pela Universidade com intuito de valorizar a vida. “O dia da saúde mental é importante para manter o tema pulsando. Essa discussão é complexa, por isso deve ser feita cuidadosamente, não apenas em uma data, mas no ano inteiro, a partir de pesquisas e práticas embasadas”, pontua.

 

Práticas corporais, lúdicas e integrativas, como ioga, muay thai, meditação, tai chi chuan, automassagem, dança e auriculoterapia ocorrerão gratuitamente no local. Palestras, oficinas e rodas de conversa também abordam o assunto e oferecem alternativas para enfrentamento das questões emocionais que impactam o dia a dia dos indivíduos. A participação em algumas atividades demanda inscrição prévia pelo Sistema de Extensão (Siex).

 

Para incentivar os cuidados com a saúde, o espaço disponibilizará serviços para realização de exames clínicos, como prognóstico para miopia e astigmatismo e testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O cardápio do Restaurante Universitário (RU) será adaptado para oferecer à comunidade acadêmica alimentos funcionais.

Especialista em intervenções em crises, o professor Marcelo Tavares falará sobre a percepção e lida com as emoções em palestra. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

 

Coordenador do Núcleo de Intervenção em Crise e Prevenção do Suicídio da UnB, Marcelo Tavares ministra palestra, às 15h30, no anfiteatro 10, sobre saúde mental e bem-estar. O docente abordará a relação entre questões emocionais e biológicas. Segundo Tavares, todas as experiências afetivas desencadeiam reações no organismo, dos pontos de vista biológico e psíquico.

 

Apesar de nosso organismo estar naturalmente preparado para lidar com as diferentes emoções, com mecanismos de proteção aos indivíduos, ele afirma que, culturalmente, somos ensinados, desde a infância, a negar e desqualificar essas emoções.

 

O docente reforça que, quando o indivíduo ignora seus sentimentos, são potencializados processos que podem gerar adoecimento. Por isso, durante a palestra ele incentivará os participantes a trazer os conhecimentos disponibilizados para suas próprias experiências de vida. “À medida que tenho consciência do que sinto e de como me relaciono com as coisas que acontecem em mim e ao meu redor, consigo identificar qual necessidade de cuidado está expressa”, observa.

 

A vivência Dança Viva: Prática Respiratória e Consciência também é uma oportunidade de trabalhar questões emocionais a partir da dança. Durante atividade, os participantes passarão por um trabalho de percepção corporal, com base em movimentos sistêmicos que auxiliarão a observar a complexidade da personalidade de cada um e a polaridade dos sentimentos.

 

“A ideia é que as pessoas percebam a humanidade não somente no outro, mas também nelas mesmas. O objetivo é chegar em um ponto de alegria a partir de movimentos corporais que trabalham os centros energéticos”, esclarece o condutor da prática, Leonardo Figueiredo.

 

O profissional é referência técnica em medicina e terapias antroposóficas da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Leonardo alega que, ao final da dança, muitos participantes relatam ter resgatado a alegria de viver. A atividade acontece das 10h às 12h e tem vagas limitadas. A inscrição é feita pelo Siex.

 

PROMOÇÃO DA SAÚDE – Em 2018, a Semana Universitária também dedicou um dia temático ao bem-viver. A repercussão entre a comunidade acadêmica motivou a continuidade da iniciativa. “Observamos que essas atividades, independentemente do perfil, foram muito bem acolhidas e aceitas pela comunidade. As pessoas ficaram muito felizes por estarem ali”, observa a decana de Extensão Olgamir Amancia. 

Decana de Extensão, Olgamir Amancia observa que ações da Semana Universitária reforçam trabalho da gestão na promoção da saúde mental entre a comunidade. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

A gestora destaca que a programação foi ampliada neste ano e conta com maior envolvimento das unidades acadêmicas. Segundo Olgamir, a ideia é dar seguimento às ações de extensão com a temática já oferecidas à comunidade. A decana espera que as atividades desta edição impulsionem ainda mais o debate sobre saúde mental na Universidade. “Esse é um dia para dar visibilidade ao fato de que aqui também há um espaço para debater e construir ações para enfrentar o sofrimento”, afirma.

 

A UnB também integra o rol de universidades promotoras da saúde. Nesse sentido, um de seus focos de atuação tem sido o estímulo a iniciativas para cuidado das relações no ambiente acadêmico, um dos fatores de proteção à saúde mental. A diretora de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu/DAC), Larissa Polejack, frisa que a instituição tem dado maior ênfase a essas ações em 2019.

 

“A inclusão na programação é uma forma de conscientizar a todos sobre como o tema deve ser cuidado ao longo do ano e que toda a comunidade precisa estar envolvida na promoção do acolhimento e no fortalecimento do vínculo e do senso de pertencimento à Universidade”, atenta. 

 

APROXIMAR A COMUNIDADE – De segunda (23) a sexta-feira (27), unidades acadêmicas também realizarão atividades para envolver estudantes, técnicos-administrativos e docentes no cuidado e promoção à saúde. Para conhecer a lista de oferta, basta acessar a programação da Semana Universitária. Interessados em participar devem efetuar inscrição prévia pelo Siex.

 

A atividade Vamos falar de saúde mental e bem estar? - O curso de Sociologia da UnB, suas pesquisas e diálogos com o tema propõe a discussão dos resultados iniciais de projeto desenvolvido em disciplina do curso de Ciências Sociais sobre o assunto. Na ocasião, será realizada oficina para tratar de questões relacionadas à saúde mental, como pressões da vida acadêmica, espaços e ações voltados ao bem-estar na Universidade. Também haverá um momento para partilha de experiências da comunidade acadêmica. A atividade acontece na terça (24) e quarta-feira (25), das 14h às 16h30, na sala de defesa do Instituto de Ciências Sociais (ICS).

FCE concentra algumas atividades oferecidas por unidades acadêmicas com ênfase no tema. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

Oferecida pela Faculdade de Medicina Veterinária e Agronomia (FAV) na sexta-feira (27), a roda de conversa Saúde Mental no Mundo Universitário e como promover a saúde também se aproxima da temática. A atividade abre espaço para diálogo sobre instrumentos de apoio para estudantes enfrentarem os desafios surgidos com o ingresso na vida acadêmica.

 

Na Faculdade de Ceilândia (FCE), seis atividades dão destaque à questão. Duas delas estimulam o contato com manifestações artísticas como forma de enfrentamento de problemas da ordem. A (re) construção das identidades e da autoestima por meio da escrita: estratégias de escrita e saúde é título de conferência na quarta-feira (25), sobre as possibilidades de uso da escrita na expressão dos sentimentos.

 

Fomentar por meio da arte o empoderamento dos indivíduos e a valorização da diversidade é proposta da oficina Saúde e Diversidade: a arte como política de resistência, que ocorre na sexta-feira (27).

 

REDE DE APOIO – Oferecer um ambiente acolhedor, de cuidado e respeito à multiplicidade dos indivíduos, focado na promoção de relações saudáveis e na qualidade de vida tem sido um dos compromissos assumidos pela UnB no âmbito da saúde mental. A Universidade possui uma rede de serviços gratuitos para estudantes, docentes e técnicos administrativos que necessitem de orientação, apoio e atendimento psicológico.

 

O Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (Caep), o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Atendimentos em Saúde Mental e Drogas (Nepasd) e a Coordenadoria de Atenção à Saúde de Qualidade de Vida (CASQV) são alguns dos espaços de referência para amparo da comunidade acadêmica. Outras unidades administrativas e núcleos da instituição dispõem de iniciativas de escuta e auxílio no enfrentamento de dificuldades no ambiente acadêmico para diferentes públicos, abrangendo temáticas como diversidade, necessidades especiais e vulnerabilidades socioeconômicas. 

 

A criação da Dasu, em abril deste ano, também objetiva completar os esforços de sensibilização da Universidade sobre os cuidados com a saúde mental e de promoção de ações focadas no bem-estar e bem-viver. Para agregar novas estratégias, a unidade tem coordenado a oferta de terapias integrativas aos segmentos universitários. A diretoria está mapeando as boas práticas de acolhimento em saúde mental no ambiente acadêmico para dar-lhes maior visibilidade. Informações sobre os serviços e ações oferecidos pela Dasu podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

A instituição também busca se articular com iniciativas externas e capacitar docentes e técnicos administrativos com o intuito de consolidar as estratégias de acolhimento da comunidade acadêmica em situações de crise.

 

>> Saiba mais sobre os serviços de acolhimento e de atendimento psicológico oferecidos na UnB e no Distrito Federal

 

Leia também:

>> Roda de terapia oferece acolhimento à comunidade 

>> Conheça os benefícios da meditação e os locais para praticá-la na UnB

>> Universidade planeja política de apoio à saúde mental

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.