Mais de 250 projetos de extensão da UnB participam de exposição que integra o evento. Nesta segunda (23), atividades acontecem no BSAN

I Encontro de Estudantes Extensionistas da Universidade de Brasília dá início às atividades da 19ª Semana Universitária (Semuni) na manhã da próxima segunda-feira (23). O evento é um ampliação da antiga Mostra Pibex e passa a agregar outras atividades, além da exposição dos projetos de extensão da UnB. A iniciativa é gratuita, aberta ao público e acontece no campus Darcy Ribeiro. Na segunda, as atividades acontecem no Bloco de Salas de Aula Norte (BSAN). Na terça (24), no Pavilhão Anísio Teixeira (PAT).

Mais aprofundada, Mostra Pibex agora é Encontro de Estudantes Extensionistas. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Coordenador de Acompanhamento e Avaliação das Atividades de Extensão na Diretoria Técnica de Extensão (DTE), Éder Santos explica que o Encontro de Estudantes Extensionistas aperfeiçoa a proposta anteriormente realizada na Mostra Pibex.

“A mostra essencialmente divulgava os projetos de extensão. Já o encontro tem uma dimensão mais complexa e integrada, no formato das comunicações orais, grupos de trabalho e palestra”.

O coordenador reforça o convite para que toda a comunidade participe do evento. “Para o estudante extensionista, esse é o momento de mostrar o trabalho que ele vem realizando no projeto e o aprendizado adquirido. Para os demais estudantes e comunidade externa, essa é a oportunidade de conhecer os serviços que a UnB tem prestado à sociedade”, destaca Éder Santos.

Entre os destaques do encontro está a palestra do professor da UnB Márcio Florentino, diretor da Interfoco no Decanato de Extensão (DEX). Na segunda-feira (23), às 16h30, ele falará sobre Repolitização da universidade na América Latina. Florentino substitui o convidado inicialmente anunciado na programação, o educador mexicano Imanol Ordorika Sacristán, que não comparecerá ao evento.

Durante o encontro, o público terá oportunidade de conhecer projetos de extensão da UnB que acontecem em diversas regiões do Distrito Federal e Entorno, incluindo algumas atividades de alcance nacional.

PROGRAMAÇÃO – A abertura do encontro acontece na segunda-feira (23), às 8h30, no Bloco de Salas de Aula Norte (BSAN), com presença da reitora Márcia Abrahão, da decana de Extensão, Olgamir Amância, e de membros do Ministério Público do Trabalho (MPT). O dia terá atividades mais voltadas para o edital Programa de Extensão em Educação, Trabalho e Integração Social, certame que resulta de acordo entre a UnB e o MPT.

No segundo dia do evento, as atividades acontecem no Pavilhão Anísio Teixeira (PAT). Haverá exposição de banners dos diversos editais lançados pelo Decanato de Extensão como o Pibex (01/2018), AgroBrasília (2017 a 2019), Polo Estrutural (2017 a 2019) e Casas de Cultura (2018 e 2019), além de grupos de trabalho que relacionam a extensão e suas oito áreas temáticas: Educação, Saúde, Tecnologia e Produção, Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Trabalho e Meio Ambiente.

>> Confira a programação completa

Integrantes da Liga do Riso expuseram pôsteres na mostra de 2018. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A exposição de banners será feita por mais de 250 projetos de extensão da UnB, com objetivo de divulgar junto ao público em geral as ações realizadas pela Universidade junto à sociedade. Docente do Departamento de Odontologia, Soraya Leal coordena iniciativa que oferece atendimento odontológico a gestantes cujo pré-natal é realizado no Hospital Universitário de Brasília (HUB).

“Realizamos uma consulta de avaliação da saúde bucal da gestante. Caso ela precise, oferecemos tratamentos de atenção primária, para evitar risco de infecção e inflamação durante a gravidez”, explica a docente Soraya Leal. O projeto atualmente engloba 12 estudantes da graduação e integrará a exposição de banners do encontro.

Outro exemplo que integra a exposição é o Meninas na Computação, cuja proposta é estimular alunas da rede pública do Distrito Federal a ingressar nas chamadas ciências duras. Além da exposição de banners, o encontro traz atividades de comunicação oral e grupos de trabalho, que serão integrados por estudantes extensionistas previamente cadastrados e poderão ser assistidos pelo público em geral.

Como resultado dos grupos de trabalho haverá a elaboração da Carta dos Estudantes Extensionistas da UnB. O objetivo do documento é que os estudantes possam expressar, a partir de suas vivências, um posicionamento sobre o papel e o potencial da extensão para a sociedade. A carta também pode apontar sugestões e ideias relacionados à educação e à extensão, funcionando como um instrumento de participação cidadã ativa dos acadêmicos.

SOBRE – O I Encontro de Estudantes Extensionistas da UnB é realizado pelo Decanato de Extensão com objetivo de proporcionar aos estudantes um espaço de reflexão sobre a extensão universitária e seu papel na integração da universidade com a sociedade.

A abertura oficial da 19ª Semana Universitária está prevista para começar às 18h, no auditório da ADUnB, campus Darcy Ribeiro. A palestrante convidada é a filósofa Viviane Mosé.