Durante Semana Universitária, cerca de cinco mil alunos do ensino médio conhecem mais sobre graduações e outras possibilidades ofertadas na instituição

Estudante de ensino médio, Samuel Victor observa drone do projeto AquaSense. Simulação foi feita por Diogo Olivetti, doutorando do Instituto de Geociências (IG). Foto: André Gomes/Secom UnB

Experimentos, jogos, animais empalhados, veículo aéreo não tripulado e jovens entusiasmados com um universo que parece não ter fim. A tradicional Mostra de Cursos da UnB é lugar ideal para os interessados em conhecer as graduações que a instituição oferece. Nos dias 27 e 28 de setembro, cerca de cinco mil alunos de ensino médio visitaram o Pavilhão João Calmon (PJC), no campus Darcy Ribeiro, para ver de perto a tradicional exposição da Semana Universitária, que chegou à sua nona edição.

Em dois dias, o público conversou com professores e alunos da UnB sobre o perfil dos cursos, áreas de atuação e mercado de trabalho. Quem compareceu ao campus também pôde vivenciar uma dimensão mais prática do ensino superior. O estudante Samuel Victor, por exemplo, acompanhou o momento em que integrantes do Projeto AquaSensecontrolavam um drone para fotografar os visitantes.

“Foi legal! Gosto de tecnologia e dessas coisas voadoras. Pretendo trabalhar com robôs e esses equipamentos”, disse o aluno do primeiro ano, que estuda na rede pública do Distrito Federal e pensa em cursar Engenharia Mecatrônica.

Professor do Instituto de Geociências (IG), Henrique Roig explica que o veículo aéreo não tripulado (VANT, na nomenclatura técnica) é um equipamento muito próximo da realidade dos adolescentes. “O que diferencia é o uso. Eu brincava com carrinho de rolimã, meu filho brinca com um drone. Para nós, é algo relativamente de ponta. Para eles, cotidiano.” O projeto AquaSense, coordenado por Roig, trabalha com recursos hídricos, mas a tecnologia tem aplicações em diversas áreas.

Graduandas de Serviço Social organizaram espaço para que visitantes conhecessem oportunidades dentro e fora da UnB. Foto: André Gomes/Secom UnB

INFORMAÇÃO – Permitir que o futuro aluno conheça bem o curso desejado é o ponto alto da mostra, na visão da professora Symone Jardim, diretora de Inovação e Estratégias para o Ensino de Graduação (Dieg/DEG). “Isso ajuda a combater a evasão, porque o aluno sabe exatamente o que vai fazer e qual o perfil de atuação de cada curso”, considera.

Outro ponto destacado pela diretora é a interação entre os jovens e o ambiente universitário. “São os próprios graduandos que apresentam o curso para os visitantes, o que permite uma relação de mais proximidade. Essa troca passa a dimensão de como, de fato, é a vida aqui dentro”, avalia.

Para compartilhar essa vivência acadêmica, alunas de Serviço Social usaram muitas cores, balões, cartazes, cartilhas e doces para montar o espaço do curso de Serviço Social. “Aqui, os visitantes fazem um mini tour. Passam pela história da profissão e do curso, ouvem um pouco sobre as áreas de atuação, remuneração. Além de informações sobre a UnB, como o Programa de Educação Tutorial (PET), projetos de extensão e pesquisa, formas de ingresso e políticas de permanência”, enumera a graduanda Jussara Guedes.

Incertas sobre qual profissão escolher, as amigas Ellen Ferreira e Larissa Moreira ficaram animadas com a visita à mostra. “Pesquiso sobre os cursos na internet, mas vir aqui é diferente, é melhor”, conta Ellen. A jovem pensa em fazer Medicina, Psicologia ou Relações Internacionais. “Já estive na UnB, mas foi uma visita rápida. Vir hoje me deu mais ânimo para estudar”, complementa Larissa, inclinada a cursar Direito.

Colegas da mesma escola no Recanto das Emas (DF), estudantes aprovaram o contato com a Universidade de Brasília. Foto: André Gomes/Secom UnB

Neste ano, os educadores que trouxeram suas turmas à Mostra de Cursos receberam as três edições da coleção Saber PAS, com questões do Programa de Avaliação Seriada de 2014 comentadas por professores. “Não adianta só trabalhar, temos que amar o que fazemos. Com essa pegada, tento mostrar aos meus alunos que é preciso agarrar as oportunidades”, afirma Thalita Chagas.

Graduada em Letras – Português do Brasil como Segunda Língua pela UnB, a professora hoje dá aulas de redação em Ceilândia. “Passei por momentos difíceis, em que tinha que escolher entre almoçar e comprar xerox. É missão de vida mostrar para esses meninos que entrar na UnB não é impossível. Estar aqui é um direito deles.”