Alunos conheceram a realidade de trabalho dos catadores cooperados.

Foto: Valmir Teotonio

 

Os estudantes da disciplina Construção de Projetos Sociais Multidisciplinares (Projeto Rondon) da Faculdade de Ceilândia, supervisionados pela Professora Vanessa Cruvinel, visitaram o Museu do Lixo e a Usina de Rejeitos e Recicláveis. O Museu é localizado nas dependências do SLU, no setor P-Sul em Ceilândia, nas proximidades do campus da FCE.

Os estudantes tiveram a oportunidade de ver objetos que fizeram parte de suas infâncias e algumas coisas que só ouviram falar. Ainda no Museu, aprenderam sobre a construção de um minhocário caseiro para a confecção de adubo orgânico. Também conheceram a senhora Maria, uma das funcionárias mais antigas do Serviço de Limpeza e uma das principais responsáveis pela construção do museu.

Dentro da usina, os estudantes conheceram a realidade de trabalho dos cooperados que ali atuam e todo o processo que o lixo percorre após sair de nossas casas.

O objetivo da visita era evidenciar aos estudantes este cenário tão real e antigo do Distrito Federal e sensibilizá-los quanto à importância do descarte adequado para a coleta seletiva, além da necessidade de valorização dos catadores de materiais recicláveis como agentes ambientais.

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.