Evento acontecerá de 23 a 27 de outubro

A decana de Extensão, Olgamir Amancia, deu início na última quinta-feira, 6 de abril, aos encontros periódicos de construção da Semana Universitária, evento que acontecerá no final de outubro e faz parte da programação da UnB 55 – Ciência e Ousadia, comemoração dos 55 anos da Universidade de Brasília. Participaram do encontro a decana de Ensino de Graduação, Cláudia Garcia e a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter, além de representantes dos decanatos de Pós-Graduação e Assuntos Comunitários e diretores do Decanato de Extensão.

O consenso foi de que a Semana Universitária 2017 não pode se concentrar no campus Darcy Ribeiro. A prioridade é estimular que estudantes participem de atividades em outros campi. De acordo com o princípio de integração entre ensino, pesquisa e extensão, a professora Olgamir destacou que pensar a Semana Universitária precisa ser uma tarefa conjunta. “Que SemUni podemos construir? Precisa ser um momento de culminância do que é feito na extensão e na Universidade como um todo”, avaliou.

DSC 0683

Ciência e Ousadia

A integração com a UnB55 será feita por meio de grandes mesas de debate, com temas e nomes definidos pelos decanatos. As mesas redondas vão envolver alunos e escolas de ensino médio, e serão guiados pelas grandes áreas que organizam a extensão universitária. “Vamos levar os debates para fora dos muros, para entenderem nosso papel relevante como Universidade”, disse a professora Olgamir Amancia.

A tradicional Mostra de Cursos de Graduação, organizada pelo DEG, vai acontecer no Instituto Central de Ciências (ICC), em vez dos pavilhões. Assim, os alunos de ensino médio poderão conhecer o curso, o espaço e a produção. A proposta da professora Cláudia Garcia é que a Mostra use o campus e se integre ao espaço, como em um Museu Vivo. A ideia é também convidar as Empresas Juniores para a exposição.

A decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília, sugeriu que a Semana Universitária organize um minicurso sobre empreendedorismo social, com um treinamento de empreendedorismo com foco nos desempregados em colaboração com o projeto Instituição Amiga do Empreendedor, uma parceria da Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação (MEC), com a Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (Sempe), da Presidência da República.

Congresso do Rondon acontecerá durante a Semana Universitária

O III Congresso Nacional do Projeto Rondon será realizado nos dias 25, 26 e 27 de outubro e vai celebrar o cinquentenário do projeto, uma ação interministerial do Governo Federal em coordenação com os governos Estadual e Municipal, em parceria com Instituições de Ensino Superior, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e com a construção e promoção da cidadania.