Evento acontecerá de 23 a 27 de outubro

 

A decana de Extensão, Olgamir Amancia, deu início na última quinta-feira, 6 de abril, aos encontros periódicos de construção da Semana Universitária, evento que acontecerá no final de outubro e faz parte da programação da UnB 55 – Ciência e Ousadia, comemoração dos 55 anos da Universidade de Brasília. Participaram do encontro a decana de Ensino de Graduação, Cláudia Garcia e a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter, além de representantes dos decanatos de Pós-Graduação e Assuntos Comunitários e diretores do Decanato de Extensão.


O consenso foi de que a Semana Universitária 2017 não pode se concentrar no campus Darcy Ribeiro. A prioridade é estimular que estudantes participem de atividades em outros campi. De acordo com o princípio de integração entre ensino, pesquisa e extensão, a professora Olgamir destacou que pensar a Semana Universitária precisa ser uma tarefa conjunta. “Que SemUni podemos construir? Precisa ser um momento de culminância do que é feito na extensão e na Universidade como um todo”, avaliou.

 

DSC 0683

Ciência e Ousadia

 

A integração com a UnB55 será feita por meio de grandes mesas de debate, com temas e nomes definidos pelos decanatos. As mesas redondas vão envolver alunos e escolas de ensino médio, e serão guiados pelas grandes áreas que organizam a extensão universitária. “Vamos levar os debates para fora dos muros, para entenderem nosso papel relevante como Universidade”, disse a professora Olgamir Amancia.


A tradicional Mostra de Cursos de Graduação, organizada pelo DEG, vai acontecer no Instituto Central de Ciências (ICC), em vez dos pavilhões. Assim, os alunos de ensino médio poderão conhecer o curso, o espaço e a produção. A proposta da professora Cláudia Garcia é que a Mostra use o campus e se integre ao espaço, como em um Museu Vivo. A ideia é também convidar as Empresas Juniores para a exposição.


A decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília, sugeriu que a Semana Universitária organize um minicurso sobre empreendedorismo social, com um treinamento de empreendedorismo com foco nos desempregados em colaboração com o projeto Instituição Amiga do Empreendedor, uma parceria da Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação (MEC), com a Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (Sempe), da Presidência da República.


Congresso do Rondon acontecerá durante a Semana Universitária

 

O III Congresso Nacional do Projeto Rondon será realizado nos dias 25, 26 e 27 de outubro e vai celebrar o cinquentenário do projeto, uma ação interministerial do Governo Federal em coordenação com os governos Estadual e Municipal, em parceria com Instituições de Ensino Superior, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e com a construção e promoção da cidadania.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.