Evento organizado pelo Núcleo de Estudos Amazônicos ocorrerá entre 6 e 9 de junho na UnB

O Fórum Internacional sobre a Amazônia ocorrerá de 6 a 9 de junho de 2017 na Universidade de Brasília e pretende debater e refletir sobre o processo histórico e o quadro atual da região Amazônica, traçando cenários e apontando linhas de pesquisa, políticas e ações de interesse de seus povos, populações e comunidades tradicionais. O Fórum contará com participantes da Amazônia Continental, composta por porções da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

O evento, realizado pelo Núcleo de Estudos Amazônicos, do Centro de Estudos Multidisciplinares da Universidade de Brasília (NEAz/CEAM/UnB), será composto pelos painéis de debate Amazônia Continental e o Debate Atual, Educação, Ciência e Tecnologia na Amazônia e Modelos de Desenvolvimento: alternativas para a Amazônia. Além de rodas de conversa, oficinas e atividades culturais, o evento será composto por espaços para apresentação de trabalhos e pôsteres.

O objetivo é congregar professores/as, pesquisadores/as, entidades, movimentos sociais e instituições dos países da Amazônia continental que estão envolvidos, principalmente, em atividades de ensino, pesquisa e extensão, de forma a estimular a realização de estudos pautados pela pluralidade de pensamentos e ações multidisciplinares, teóricas e práticas.

Nesta perspectiva, pretende-se promover o intercâmbio com outras entidades e instituições de representação nacional e internacional para debater e refletir sobre o processo histórico e o quadro atual da região Amazônica, traçando cenários e apontando linhas de pesquisa, políticas e ações de interesse de seus povos, populações e comunidades tradicionais. Assim, o Fórum Internacional sobre a Amazônia será mais um espaço para a divulgação, produção e intercâmbio de ideias, diálogos e vivências.

O prazo para envio de resumos segue aberto até o dia 14 de abril. As inscrições podem ser realizadas no site oficial do evento: https://www.fiamazonia.org/