Duas operações serão realizadas em julho de 2017 em municípios de Rondônia, Pará e Mato Grosso

O Projeto Rondon está com inscrições abertas para duas operações que acontecerão em julho de 2017. A “Rondon Cinquentenário” acontece de 7 a 23 de julho de 2017 em 15 municípios de Rondônia. A “Serra do Cachimbo” é de 14 a 30 de julho de 2017 em oito municípios do Pará e do Mato Grosso. As Instituições de Ensino Superior (IES) têm até 25 de outubro para se inscrever. Professores precisam procurar o Núcleo do Projeto Rondon no Decanato de Extensão para fazer as inscrições.

Cada instituição deverá elaborar uma proposta de trabalho com caráter de extensão. A proposta deverá ter um diagnóstico com os problemas da região (ligados ao conjunto de ações escolhido) e descrever em detalhes como a IES pretende desenvolver cada uma das ações que se propõe a realizar. Para cada ação, a proposta de trabalho deve incluir as atividades previstas e, para cada atividade, os objetivos visados, a metodologia a empregar, o público-alvo, a carga horária destinada e o retorno esperado para a comunidade.

Para cada operação, duas propostas podem ser enviadas. Uma proposta de trabalho do conjunto de ações A (Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde) ou B (Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, e Trabalho); e outra proposta para o grupo C (Comunicação Social).

As propostas dos conjuntos A e B devem ser submetidas até 23h59 de 25 de outubro, em formato PDF, no site do Projeto Rondon. As propostas do grupo C devem ser enviadas até às 23h59 de 25 de outubro, em formato PDF, para os e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para a “Rondônia Cinquentenário”, e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para a "Serra do Cachimbo”.

Para cada proposta enviada, é preciso cadastrar três professores efetivos: um coordenador, um adjunto e um reserva, sendo obrigatória a participação de dois docentes. Cada equipe é composta por dois professores e oito alunos de graduação.

A classificação provisória será divulgada no dia 25 de novembro. Depois do prazo de interposição de recursos, o resultado final será divulgado em 8 de dezembro. Após a divulgação das IES selecionadas o Projeto Rondon coordenará a viagem precursora ao Centro Regional da Operação com o objetivo de ajustar a proposta de trabalho à realidade dos municípios. A viagem será realizada entre os dias 2 e 8 de abril.

Confira o edital no site do Projeto Rondon: http://projetorondon.defesa.gov.br/portal/