Extensão em pauta

Núcleo da Sustentabilidade promove atividades voltadas a conscientização da comunidade universitária

ImagemNS

Conscientizar a população sobre temas ambientais é o objetivo do Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06). Com isso em mente, o Núcleo da Sustentabilidade da Universidade de Brasília (NS/UnB) lança o Guia da Coleta Seletiva, com o objetivo de informar a comunidade universitária sobre a coleta seletiva nos campi da UnB. A apresentação do material faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pelo NS.

O Núcleo é vinculado ao Decanato de Extensão da Universidade (DEX) e promove ações de educação, gestão ambiental e promoção da sustentabilidade. "A ideia é orientar quanto à coleta e chamar outras pessoas para participarem. A gente quer fazer com que o do meio ambiente seja todo dia", explica a professora Izabel Zanetti, coordenadora do NS.

O guia apresenta ações de coleta seletiva desenvolvidas nos campi da Universidade e coordenadas pelo NS. Além disso, é possível conhecer o processo de separação dos resíduos secos e orgânicos, de acordo com o Decreto 5940/2006, implementado em 2009 pela UnB. Os resíduos são destinados a cooperativas de catadores de materiais recicláveis do Distrito Federal. Dessas cooperativas, quatro atuam na UnB.

Nos quatro campi da UnB, Darcy Ribeiro, Planaltina, Ceilândia e Gama, existem pares de lixeiras azuis e cinzas. Nas azuis, devem ser descartados resíduos secos (papéis, plásticos, vidros e metais) que são encaminhados para as cooperativas. Os resíduos orgânicos são descartados nas lixeiras cinzas e recolhidos pelo SLU.

De acordo com dados da Prefeitura do Campus (PRC), a maior quantidade de resíduo gerado pela UnB é papel. Mais de 23 mil resmas de papel foram consumidas em 2015 pela Universidade.

PROGRAMAÇÃO – No dia 01/06, no campus da UnB em Ceilândia - FCE, aconteceu a formatura dos Bombeiros Ambientais mirins. A ação foi uma parceria entre o Núcleo da Sustentabilidade da UnB, o Projeto Extensão Pare, Pense e Descarte e a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (ADASA).

O campus de Planaltina (FUP) promoveu uma trilha ecológica no Parque do Sucupira na última segunda-feira, 06/06. Muitas outras atividades ainda estão programadas para os próximos dias. Uma exposição fotográfica acontece durante a semana no campus do Gama (FGA). Na quarta-feira, 08/06, será lançado o Lixômetro, uma caixa transparente em que será depositado o lixo recolhido na faculdade. No campus Darcy Ribeiro, uma oficina de horta comunitária e plantio de mudas será ministrada na Casa do Estudante. "O nosso objetivo é trocar boas ideias entre os campi", conta a professora. Confira a programação completa:

artenucleosustentabilidade

Arte: Luís Henrique/DEX