Extensão em pauta

Núcleo da Sustentabilidade promove atividades voltadas a conscientização da comunidade universitária

 

 

ImagemNS

Conscientizar a população sobre temas ambientais é o objetivo do Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06). Com isso em mente, o Núcleo da Sustentabilidade da Universidade de Brasília (NS/UnB) lança o Guia da Coleta Seletiva, com o objetivo de informar a comunidade universitária sobre a coleta seletiva nos campi da UnB. A apresentação do material faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pelo NS.

 

O Núcleo é vinculado ao Decanato de Extensão da Universidade (DEX) e promove ações de educação, gestão ambiental e promoção da sustentabilidade. "A ideia é orientar quanto à coleta e chamar outras pessoas para participarem. A gente quer fazer com que o do meio ambiente seja todo dia", explica a professora Izabel Zanetti, coordenadora do NS.

 

O guia apresenta ações de coleta seletiva desenvolvidas nos campi da Universidade e coordenadas pelo NS. Além disso, é possível conhecer o processo de separação dos resíduos secos e orgânicos, de acordo com o Decreto 5940/2006, implementado em 2009 pela UnB. Os resíduos são destinados a cooperativas de catadores de materiais recicláveis do Distrito Federal. Dessas cooperativas, quatro atuam na UnB.

 

Nos quatro campi da UnB, Darcy Ribeiro, Planaltina, Ceilândia e Gama, existem pares de lixeiras azuis e cinzas. Nas azuis, devem ser descartados resíduos secos (papéis, plásticos, vidros e metais) que são encaminhados para as cooperativas. Os resíduos orgânicos são descartados nas lixeiras cinzas e recolhidos pelo SLU.

 

De acordo com dados da Prefeitura do Campus (PRC), a maior quantidade de resíduo gerado pela UnB é papel. Mais de 23 mil resmas de papel foram consumidas em 2015 pela Universidade.

 

PROGRAMAÇÃO – No dia 01/06, no campus da UnB em Ceilândia - FCE, aconteceu a formatura dos Bombeiros Ambientais mirins. A ação foi uma parceria entre o Núcleo da Sustentabilidade da UnB, o Projeto Extensão Pare, Pense e Descarte e a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (ADASA).

 

O campus de Planaltina (FUP) promoveu uma trilha ecológica no Parque do Sucupira na última segunda-feira, 06/06. Muitas outras atividades ainda estão programadas para os próximos dias. Uma exposição fotográfica acontece durante a semana no campus do Gama (FGA). Na quarta-feira, 08/06, será lançado o Lixômetro, uma caixa transparente em que será depositado o lixo recolhido na faculdade. No campus Darcy Ribeiro, uma oficina de horta comunitária e plantio de mudas será ministrada na Casa do Estudante. "O nosso objetivo é trocar boas ideias entre os campi", conta a professora. Confira a programação completa:

 

artenucleosustentabilidade

 

Arte: Luís Henrique/DEX 

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.