Entre pés de alecrim, sálvia, boldo, babosa, guaco e outros, o conhecimento floresce

Cada estudante aprende mais sobre o uso de cada planta e também usa seus conhecimentos próprios para auxiliar o projeto. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

A Faculdade UnB Ceilândia (FCE) abriga um refúgio para os apaixonados por plantas e entusiastas pelas possibilidades de uso. O projeto de extensão Horto ensina aos estudantes sobre as ervas medicinais, aromáticas e condimentares.

 

“A proposta inicial do Horto foi criar um espaço didático para os alunos de Farmácia, que precisavam estudar sobre as plantas medicinais. Atualmente, o objetivo ainda é produção de matéria química para os estudos de fitoquímica, para que os alunos entendam sobre as espécies medicinais, tóxicas, as que são utilizadas no SUS e as espécies que podem se tornar medicamentos na indústria farmacêutica”, explica Paula Martins, professora responsável pela atividade.

 

Ao longo do semestre, 30 participantes têm a oportunidade de aprender a cultivar, colher, identificar e processar as ervas. Criada em 2011, a plantação ocupa atualmente uma área de 1.500 metros quadrados e aloja mais de 80 espécies, de 12 famílias diferentes. Os canteiros são organizados em grupos e finalidades e são realocados visando manter o solo nutritivo e as plantas saudáveis.

 

O plantio é organizado por sistemas, ou seja, dividido em conjuntos de acordo com o uso: as que são usadas para tratar o sistema digestório, as diuréticas, e assim por diante, conforme ilustra a docente Paula Martins. “É claro que nem sempre a gente consegue dessa forma, pois algumas plantas possuem mais necessidade de água ou luz, e isso também é respeitado. De uma maneira geral, trabalhamos com consórcios, plantas que alelopaticamente [influência que uma planta pode ter sobre outras via produção de compostos químicos liberados no ambiente] se estimulam em termos de crescimento e daí potencializam a produção das suas substâncias ativas.”

 

Todo esse planejamento é feito com auxílio dos extensionistas, cada um dentro da sua área de expertise e saber.  Estudantes de todos os campi e cursos da UnB  podem participar do Horto e contribuir com seus conhecimentos específicos. Brenda Meyrele, aluna de Enfermagem, compartilhou um pouco da experiência. “Fazemos a limpeza dos canteiros, produzimos a terra, realocamos as plantas e damos mudas para a população e os estudantes. Colocamos a mão na massa mesmo, desde peneirar a terra, a podar”, relata.

 

Confira mais detalhes do projeto na matéria da UnBTV: 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.