Com evento no Recanto das Emas no dia 26 de agosto, REPE vai promover cinco fóruns locais

IMG 8452

Apresentação de Martinha do Coco no Fórum do Paranoá em 2022, com projetos Leitureiros e Paranoá em Cena ao fundo. Foto: Marcella Garritano

Para estreitar as relações com a comunidade local, os Polos de Extensão da Universidade de Brasília (UnB) vão promover fóruns socioculturais ao longo dos meses de agosto e setembro. É uma oportunidade para troca de ideias com os moradores, além da apresentação dos projetos de extensão que atuam nas regiões.

O fórum do Polo do Recanto das Emas acontece já no próximo sábado, 26, na sede do Polo, na Quadra 115 – Avenida Recanto das Emas. A programação, das 8h30 às 18h, terá apresentação da Banda Mangangá e batalha de rimas. Vários projetos, como o Universidade e Escola sem muros e o Vida & Água para o Recanto das Emas, também vão mostrar as atividades que desenvolveram ao longo do ano.

A ideia é que os Fóruns sejam espaços de diálogo entre a UnB e a sociedade, para que possam construir ações conjuntas a partir de demandas territoriais. Aberto a todos, os encontros devem envolver lideranças comunitárias, gestão pública, setor da educação e outros movimentos representativos da região. Durante os eventos, serão eleitos os Conselhos Estratégicos dos Polos, com participação de moradores.

“A perspectiva atual é muito promissora, uma vez que os Conselhos locais e a comunidade já estão envolvidos ativamente em todo processo e compreendem melhor a dinâmica de atuação de cada um nos diversos processos que acontecem para a consolidação e ampliação do polo. Esta melhor compreensão facilita ainda o diálogo entre comunidade e academia e dinamiza ainda mais as atividades desenvolvidas em cada polo”, avalia a professora Silvia Ribeiro, coordenadora da REPE.

Ela também espera que a participação da comunidade seja forte. “A ampliação da participação da comunidade tem sido trabalhada diretamente junto aos Conselhos dos polos, aos gestores das RAs, na divulgação através das redes sociais - atualmente cada Polo tem seu Instagram - que é também divulgado durante a realização das atividades que acontecem continuamente nos polos, seja nos projetos desenvolvidos nas escolas parceiras ou nos outros espaços dentro do território”, diz.

Depois da realização dos fóruns locais ao longo de setembro e agosto, o DEX vai promover o Fórum Sociocultural da REPE. O Fórum será um espaço para troca de experiências entre os projetos participantes dos Polos de Extensão e membros das comunidades local e acadêmica a respeito dos trabalhos realizados nos territórios ao longo do ano.

O evento tem natureza dialógica com formação de Grupos de Trabalho, contando com apresentações artístico-culturais oriundas das diferentes comunidades que compõem a Rede de Polos de Extensão da UnB. Serão apresentados aos participantes do evento os Conselhos Estratégicos Locais eleitos em cada território, as demandas territoriais construídas nos Fóruns Locais, bem como os resultados dos trabalhos desenvolvidos durante o ano de 2023, projetando possibilidades para 2024.

A finalidade é, a partir das demandas territoriais elencadas nos eventos regionais, fomentar o diálogo entre todas as pessoas que compõem a Rede, buscando gerar possibilidades de comunidade e universidade construírem e desenvolverem projetos coletivamente. Além disso, será eleito o Conselho Estratégico Geral da REPE. Saiba mais sobre o Fórum de 2022.

REPE – A partir da perspectiva de expansão territorial da Universidade, surgiu a Rede de Polos de Extensão (REPE), oficializada em abril de 2022. A resolução, aprovada pela Câmara de Extensão (CEX), estabelece a REPE como um Programa de Ação Contínua gerido pelo DEX. A ideia é integrar projetos que já são realizados e estimular a criação de novas propostas. Hoje, 61 projetos atuam nos cinco Polos de Extensão. A Rede deve integrar ações interdisciplinares de extensão, articulada com ensino e pesquisa.

Além do Recanto das Emas, a UnB tem Polos de Extensão na Ceilândia, Paranoá e Itapoã, território Kalunga (que está nos municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre, em Goiás) e Chapada dos Veadeiros (em Alto Paraíso, Goiás).

AGENDA – Além do Fórum do Recanto das Emas, que acontece no próximo sábado, 26, os Polos de Extensão da UnB vão promover outros encontros em setembro. O Polo UnB Chapada dos Veadeiros se reúne nos dias 1º e 2 de setembro, em Alto Paraíso-GO, enquanto o Polo UnB Kalunga continua as atividades nos dias 3, 4 e 5 de setembro, em Cavalcante-GO.

O Fórum do Polo UnB Paranoá e Itapoã acontece no dia 16 de setembro, e da Regional Ceilândia será realizado no dia 23 de setembro. Acompanhe todas as programação no perfil do Decanato de Extensão no Instagram

Fórum do Polo UnB Recanto das Emas
Data: 26 de agosto
Horário: 8h30 às 18h