O Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília publicou o edital do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), que vai conceder até 560 bolsas para fomentar a participação de estudantes em Projetos de Extensão de Ação Contínua (Peac). As inscrições vão até 3 de fevereiro.
São até duas bolsas de extensão por projeto de Extensão nas áreas de Comunicação, Cultura, Educação, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Justiça, Saúde, Tecnologia e Produção, e Trabalho.
"Estamos tentando estimular mais a comunicação ativa dos projetos e a participação deles em atividades de extensão promovidas pelo DEX ao longo do ano. Queremos que os projetos sejam ainda mais parceiros das atividades promovidas diretamente pelo Decanato”, diz Alexandre Pilati, diretor técnico de Extensão.
Uma das novidades para 2023 é a recomendação de registrar os produtos de extensão gerados pelo projeto na Biblioteca Digital de Extensão da UnB (BibliodEx). Criada pela Biblioteca Central (BCE), a BibliodEx é um ambiente digital dedicado à reunir, organizar e divulgar para a sociedade em geral a produção intelectual relacionada com as atividades de extensão. Para submeter um produto, é possível utilizar o “Formulário de Submissão de Itens” da plataforma.
O DEX também publicou outros três editais com vigência para o ano de 2023 como forma de integrar as ações estratégicas da extensão. Em todos os casos, as inscrições de propostas vão até o dia 3 de fevereiro. Os resultados serão divulgados no dia 24 de fevereiro, com prazo para recursos. O resultado definitivo será divulgado em 1º de março.
As ações de extensão devem obedecer a Resolução da Câmara de Extensão (CEX) 1/2020. É importante lembrar que não há trâmite pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), somente no SIGAA. O Decanato de Extensão (DEX) também preparou uma cartilha com orientações para a submissão de propostas no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA).
SUBMISSÃO – No SIGAA, as propostas de extensão estão divididas em alguns tipos: projeto, programa – composto de, no mínimo, três projetos –, curso, evento, produto – decorrente de atividades de extensão –, e prestação de serviço. Depois de finalizado o cadastro e o projeto submetido à aprovação, a proposta recebe o status “Aguardando aprovação dos departamentos”. Assim, o coordenador de extensão deverá dar a autorização para que a proposta siga o fluxo.
Após a autorização, a proposta assume o status “Submetida” no SIGAA. A partir de então, a DTE realiza, em até dois dias úteis, a análise técnica e devolve ao proponente para editar, caso a proposta precise de ajustes, ou distribui a proposta para avaliação da proposta pelo Comitê de Extensão.
Na avaliação, é importante que o projeto cumpra diversos critérios, entre eles o protagonismo discente, com pelo menos um estudante indicado como membro da equipe executora, e o envolvimento da comunidade externa nas atividades de extensão.
Com a proposta aprovada, ela adquire o status “Em Execução”, “Aprovado sem recursos” ou “Aprovado com recursos”. Em seguida, será possível inserir os planos de trabalho dos membros da equipe. No caso de cursos e eventos, será possível abrir as vagas e habilitar as inscrições do público.
Durante a realização das ações de extensão, o coordenador deverá enviar o Relatório Parcial de Atividades de Extensão e, após o término, terá até 30 dias para enviar o Relatório Final de Atividades de Extensão. O não envio impedirá a submissão de novas propostas e a participação em editais lançados pelo DEX.
O SIGAA também permite a renovação simplificada de ações após o término: por três vezes no caso dos programas, e uma única vez no caso dos projetos.
Para cadastrar uma proposta, basta fazer o seguinte caminho no SIGAA: Portal do Docente → Extensão → Ações de Extensão → Submissões de propostas → Submeter proposta.
As propostas devem ser submetidas no mínimo 15 dias úteis antes do início de sua realização e devem ser executadas dentro de um mesmo ano.
EXTENSIONISTAS – A carga horária docente para a extensão não pode ser superior a 48 horas mensais. É necessário ter discente de graduação na equipe, e sua carga horária não pode ser superior a 15h.
Caso o projeto não tenha bolsas de extensão, os estudantes devem ser cadastrados na área dos membros de equipe, como voluntários ou outras funções disponíveis. O caminho a ser seguido é: Portal do docente → Extensão → Ações de Extensão → Gerenciar Ações → Gerenciar Equipes Organizadoras.
No caso dos projetos com bolsas de extensão, os estudantes devem ser cadastrados na área do plano de trabalho e/ou na área de equipe. Os bolsistas podem ser cadastrados apenas na área de plano de trabalho, enquanto os voluntários, em qualquer uma das duas, ou em ambas.
RENOVAÇÃO – A renovação pode acontecer quando a ação estiver com o status “Concluída” no SIGAA. Para um projeto ser considerado concluído, deve-se cadastrar o relatório final da ação. Se o projeto possuir bolsistas, eles devem fazer o relatório de discente no SIGAA, e o coordenador da ação deve aprovar ou reprovar o relatório.
Para cadastrar relatório final do projeto, o caminho é: Portal do docente → Extensão → Relatórios → Relatórios de Ações de Extensão.
Dúvidas sobre o cadastramento de propostas no SIGAA podem ser tiradas pelo DTE/DEX pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
WORKSHOP – O DEX também vai realizar o III Workshop de Submissão de Projetos a Editais DEX/2023. O objetivo da atividade é apresentar a concepção dos Editais lançados pelo Decanato em 2023, compartilhar o roteiro de submissão de projetos via SIGAA e tirar dúvidas sobre o tema, com vistas à promoção da institucionalização do fomento de ações extensionistas. Estão convidados todos os docentes e técnicos interessados em submeter propostas aos Editais.
O evento acontece no dia 17 de janeiro, a partir das 14h. Para participar, basta acessar a reunião pela plataforma Teams.
Confira o evento de lançamento dos Editais de Extensão para 2023: