Familiares e amigos de longa data prestigiaram a homenagem ao docente, que dedicou quase meia década de serviços à Universidade

Volnei Garrafa aposentou-se em 2020, mas continua vinculado à UnB como docente. O homenageado foi saudado pela reitora Márcia Abrahão com o título. Foto: Mozaniel Silva/Secom UnB

 

Autoridade em estudos de bioética, Volnei Garrafa recebeu o título de Professor Emérito da Universidade de Brasília (UnB) na tarde desta segunda-feira (24). Ligado à Faculdade de Ciências da Saúde (FS), Volnei tem quase 50 anos de UnB, nos quais desenvolveu pesquisa, ministrou aulas e exerceu funções administrativas. A cerimônia de outorga ocorreu no Auditório da Reitoria e foi transmitida pelo canal da UnBTV no YouTube. Concessão foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) em maio de 2021.

 

Amiga de longa data do homenageado e oradora, a professora emérita Rita Segato sintetizou a justificativa da cerimônia: “Ele merece”. “Merece não somente pelas posições que ocupou ao longo de décadas em que entregou todo o seu esforço em construir uma Universidade mais generosa, mais criativa, mais comprometida com o projeto de um mundo melhor e mais benigno. Mas também por seu esforço para construir uma bioética soberana, dedicada ao cuidado e à proteção dos povos de países mais expostos à rapinha por parte dos grandes poderes imperiais e suas indústrias farmacêuticas”, lembrou a emérita da FS.

 

Membro da comitiva e vice-presidente da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), o professor Nelson Inocêncio completou o discurso de apresentação do homenageado. Ele ressaltou a produção acadêmica de Volnei, que inclui 22 livros publicados e orientação de 38 teses de doutorado, 21 dissertações de mestrado e 52 monografias de especialização em Bioética, Saúde Pública e Estomatologia. “Não poderia concluir a homenagem a esse aguerrido militante sem declarar meu compromisso com ele e com todos que acreditam que outros rumos são possíveis e lutam para transformar as injustas estruturas de poder”, externou.

Volnei Garrafa fez questão de agradecer aos convidados e citou os motivos da presença das pessoas que compuseram sua comitiva. Foto: Mozaniel Silva/Secom UnB

 

Entusiasmado com o título, Volnei Garrafa proferiu um discurso efusivo, agradecendo aos presentes. “Estou excitado e muito feliz. É o maior prêmio que recebi na minha vida”, disse Volnei. Um dos criadores do Centro Internacional de Bioética e Humanidades (CIBH) e primeiro diretor, o docente afirmou que tem o sonho de instituir um curso de graduação da área. “Nós temos o sonho de criar o curso de graduação de Bio-humanidades, onde queremos trabalhar as questões de humanização não só dos sistemas hospitalares e das gestões públicas, mas de gestão de creches, de lares de idosos e hospitais de grandes terminais”, afirmou.

 

Volnei Garrafa é graduado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e tem doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Em 1973, começou a sua jornada na Universidade de Brasília no corpo docente, permanecendo por 47 anos até se aposentar, em 2020. Durante esse período, assumiu funções administrativas e foi um dos fundadores da ADUnB, sendo também o primeiro presidente da associação.

 

Entre 1985 e 1989, Volnei foi decano de Extensão Universitária. Em 1991, iniciou o seu pós-doutorado na Universidade La Sapienza, em Roma, na área de Ciências da Saúde. Quatro anos depois, em 1995, o docente publicou o livro Dimensão da ética em saúde pública, que teve grande impacto na área de estudos. Em 2005, o Grupo de Bioética, o qual coordenava, recebeu a designação oficial de Cátedra Unesco de Bioética da UnB, após obter certificado de qualidade acadêmica internacional pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Volnei também coordenou a criação do Programa de Pós-Graduação em Bioética da UnB, em 2008.

Gabriele Cornelli é o atual diretor do CIBH, que foi idealizado por Volnei Garrafa. Foto: Mozaniel Silva/Secom UnB

 

De ascendência italiana, assim como o homenageado, o atual diretor do CIBH, Gabriele Cornelli, retomou a etimologia da palavra emérito e ligou ao amigo. “Emérito, do hitita, quer dizer ‘estar livre do sacrifício’, e se alguém merece ser liberado da sua parte é certamente o Volnei”, disse. “Volnei lutou para que a Universidade fosse esse espaço livre para todos os corpos que habitam esse lugar”, completou.

 

A reitora Márcia Abrahão também ressaltou a amizade que possui com o homenageado e exaltou os anos de serviço de Volnei Garrafa. “Ele nos desafia a cada vez mais fazermos ciência voltando-nos para nossa realidade. Nós ficamos ‘olhando para o alto’ e não olhamos para o lado”, expressou a reitora.

 

Confira a cerimônia de outorga do título:

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.