Familiares e amigos de longa data prestigiaram a homenagem ao docente, que dedicou quase meia década de serviços à Universidade

Volnei Garrafa aposentou-se em 2020, mas continua vinculado à UnB como docente. O homenageado foi saudado pela reitora Márcia Abrahão com o título. Foto: Mozaniel Silva/Secom UnB

Autoridade em estudos de bioética, Volnei Garrafa recebeu o título de Professor Emérito da Universidade de Brasília (UnB) na tarde desta segunda-feira (24). Ligado à Faculdade de Ciências da Saúde (FS), Volnei tem quase 50 anos de UnB, nos quais desenvolveu pesquisa, ministrou aulas e exerceu funções administrativas. A cerimônia de outorga ocorreu no Auditório da Reitoria e foi transmitida pelo canal da UnBTV no YouTube. Concessão foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) em maio de 2021.

Amiga de longa data do homenageado e oradora, a professora emérita Rita Segato sintetizou a justificativa da cerimônia: “Ele merece”. “Merece não somente pelas posições que ocupou ao longo de décadas em que entregou todo o seu esforço em construir uma Universidade mais generosa, mais criativa, mais comprometida com o projeto de um mundo melhor e mais benigno. Mas também por seu esforço para construir uma bioética soberana, dedicada ao cuidado e à proteção dos povos de países mais expostos à rapinha por parte dos grandes poderes imperiais e suas indústrias farmacêuticas”, lembrou a emérita da FS.

Membro da comitiva e vice-presidente da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), o professor Nelson Inocêncio completou o discurso de apresentação do homenageado. Ele ressaltou a produção acadêmica de Volnei, que inclui 22 livros publicados e orientação de 38 teses de doutorado, 21 dissertações de mestrado e 52 monografias de especialização em Bioética, Saúde Pública e Estomatologia. “Não poderia concluir a homenagem a esse aguerrido militante sem declarar meu compromisso com ele e com todos que acreditam que outros rumos são possíveis e lutam para transformar as injustas estruturas de poder”, externou.

Volnei Garrafa fez questão de agradecer aos convidados e citou os motivos da presença das pessoas que compuseram sua comitiva. Foto: Mozaniel Silva/Secom UnB

Entusiasmado com o título, Volnei Garrafa proferiu um discurso efusivo, agradecendo aos presentes. “Estou excitado e muito feliz. É o maior prêmio que recebi na minha vida”, disse Volnei. Um dos criadores do Centro Internacional de Bioética e Humanidades (CIBH) e primeiro diretor, o docente afirmou que tem o sonho de instituir um curso de graduação da área. “Nós temos o sonho de criar o curso de graduação de Bio-humanidades, onde queremos trabalhar as questões de humanização não só dos sistemas hospitalares e das gestões públicas, mas de gestão de creches, de lares de idosos e hospitais de grandes terminais”, afirmou.

Volnei Garrafa é graduado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e tem doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Em 1973, começou a sua jornada na Universidade de Brasília no corpo docente, permanecendo por 47 anos até se aposentar, em 2020. Durante esse período, assumiu funções administrativas e foi um dos fundadores da ADUnB, sendo também o primeiro presidente da associação.

Entre 1985 e 1989, Volnei foi decano de Extensão Universitária. Em 1991, iniciou o seu pós-doutorado na Universidade La Sapienza, em Roma, na área de Ciências da Saúde. Quatro anos depois, em 1995, o docente publicou o livro Dimensão da ética em saúde pública, que teve grande impacto na área de estudos. Em 2005, o Grupo de Bioética, o qual coordenava, recebeu a designação oficial de Cátedra Unesco de Bioética da UnB, após obter certificado de qualidade acadêmica internacional pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Volnei também coordenou a criação do Programa de Pós-Graduação em Bioética da UnB, em 2008.

Gabriele Cornelli é o atual diretor do CIBH, que foi idealizado por Volnei Garrafa. Foto: Mozaniel Silva/Secom UnB

De ascendência italiana, assim como o homenageado, o atual diretor do CIBH, Gabriele Cornelli, retomou a etimologia da palavra emérito e ligou ao amigo. “Emérito, do hitita, quer dizer ‘estar livre do sacrifício’, e se alguém merece ser liberado da sua parte é certamente o Volnei”, disse. “Volnei lutou para que a Universidade fosse esse espaço livre para todos os corpos que habitam esse lugar”, completou.

A reitora Márcia Abrahão também ressaltou a amizade que possui com o homenageado e exaltou os anos de serviço de Volnei Garrafa. “Ele nos desafia a cada vez mais fazermos ciência voltando-nos para nossa realidade. Nós ficamos ‘olhando para o alto’ e não olhamos para o lado”, expressou a reitora.

Confira a cerimônia de outorga do título: