Extensão em pauta

Ambulatório de Celíacos oferece atendimento gratuito a pessoas com intolerância ao glúten

 

Nos mercados produtos sem glúten se multiplicam e é comum ver gente cortando alimentos que contém a substância da dieta. Mas não é o que recomenda a professora Lenora Gandolfi, coordenadora do Centro de Pesquisa, Diagnóstico, Tratamento e Apoio aos pacientes com Doença Celíaca (DC) no DF, um Projeto de Extensão da Universidade de Brasília (UnB) que atende gratuitamente no Hospital Universitário de Brasília (HUB). “Nosso apoio é de diagnóstico correto, de acompanhamento e atendimento médico, nutricional, psicológico e odontológico”, diz a professora Lenora Gandolfi, coordenadora do projeto.

 

A doença celíaca é uma doença autoimune, apresentando permanente intolerância ao glúten em indivíduos com predisposição genética. O glúten é uma proteína presente no trigo, na aveia, no centeio e na cevada que provoca reação imunológica dentro do organismo e os sintomas: diarreia, diabetes tipo 1, tireoidite, osteopenia. “Pra melhorar só cortando glúten. Mas às vezes vem gente com o diagnóstico errado e já sem glúten. Não se deve tirar o glúten sem antes diagnosticar”, alerta Lenora.

 

Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

18 Lenora Gandolfi BeatrizFerraz

No hospital, cada paciente atendido tem seus dados colocados numa planilha. Ao todo, são 535 pacientes diagnosticados com doença celíaca e outros tantos que foram atendidos, mas o diagnóstico não foi positivo. “Doença celíaca tem a forma de um iceberg. Só o menor percentual é que aparece como forma típica”, explica a professora. Os celíacos não podem consumir diversos produtos, como pães, biscoitos, macarrão, coxinha, cerveja e uísque.

 

“É uma doença que tem esse cunho social também, porque a pessoa tem que mudar uma rotina de vida alimentar”, aponta. “A minha tese de doutorado envolveu a biópsia de crianças com diarreia aguda, que tem atrofia total, igual celíaco. Quando eu fui buscar o resultado, a patologista disse que havia uma celíaca. Mas não, era um bebê de um ano e pouco que estava com diarreia aguda por infecção. Para mostrar que num país como o nosso a parte social se confunde com o diagnóstico da doença celíaca. A gente tem que separar isso”, conta ela.

 

ATENDIMENTO – O ambulatório começou em 1998 como Projeto de Extensão e, em 2005, se tornou também uma disciplina da Pós-Graduação da UnB. O projeto conta com uma equipe interdisciplinar formada por alunos de medicina no internato, e profissionais de diversas especialidades: gastropediatria, genética, odontologia, nutrição, terapia ocupacional, psicologia, e psiquiatria.

 

O primeiro passo para verificar se a pessoa é celíaca é o diagnóstico sorológico. Se o teste for positivo, é pedida a endoscopia com biópsia. Por fim, o diagnóstico genético. E depois, o tratamento em que se tira todo o glúten da dieta. “O paciente quando precisa fazer a dieta briga e não quer fazer. Por outro lado, vem muita gente que acha que tem a doença ou porque tirou o trigo ficou bom, a gente quer que ele volte a comer glúten pra fazer o diagnóstico e ele não consegue”.

 

Foto: Jéssica Marques/DEX UnB

IMG 1581 Copia

A equipe estuda também a família do celíaco. “Nós temos pacientes crianças e, quando fazemos os exames com os familiares, descobrimos que a mãe tinha a doença, mas estava assintomática”, afirma a professora. Uma paciente assim foi a Viviane, de 9 anos. Os exames da mãe e de três tias foram positivos. Os do pai e do avô foram negativos. “Depois de alguns anos, repetimos o exame e o avô tinha virado positivo já com 70 anos. Ele passou a vida inteira sem ter a doença”, conta.  

 

Um dos membros da equipe é Vagner dos Santos, coordenador do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade UnB de Ceilândia (FCE). Como uma das maiores dificuldades é que os pacientes se comprometam com a dieta, ele faz visitas ao domicílio dos pacientes. “O tratamento da doença celíaca não é medicamentoso, então meu trabalho é aqui, dar uma orientação clínica e discutir sobre isso, de como as pessoas se organizam”, explica ele.

 

Nas visitas domésticas a equipe observa como funciona a alimentação dos pacientes no dia a dia, desde o ponto de vista dos utensílios para cozinhar, que não podem ser reutilizados depois de usados na preparação de alimentos com glúten, até de quem prepara a comida, porque normalmente crianças e adolescentes sobrecarregam os cuidadores. “Muitas vezes esses cuidadores não conseguem atender as especificidades, então como incluir os pacientes no processo de autocuidado deles dentro do contexto doméstico é algo que a gente discute”.

 

Os pacientes são encaminhados para a Associação dos Celíacos, ACELBRA-DF. No primeiro semestre do ano, foram duas reuniões. A parceria gerou uma cozinha experimental sem glúten e daí surgiu a festa junina sem glúten, que foi oferecida pela ACELBRA com o apoio do projeto de extensão.

 

SERVIÇO – O atendimento no ambulatório acontece às terças-feiras, das 8h às 11h, no prédio do Ambulatório 1, Corredor Azul, Sala G do Hospital Universitário de Brasília – HUB. 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.