A DDIR expressa a vontade política e o empenho institucional da Universidade de Brasília de fortalecer a extensão universitária como alicerce da produção acadêmica e sua participação como elemento proativo no processo de desenvolvimento científico e social brasileiro, em suas diversas faces e campos, a partir de medidas e iniciativas de estímulo, apoio e fomentos direcionados preferencialmente para governos, instituições, organizações, comunidades e populações do Distrito Federal, Entorno, RIDE e Região Centro-Oeste.