Esta última seção do Guia de inserção curricular da extensão da UnB indica algumas orientações para que o processo de inserção curricular da extensão possa ser conduzido da forma mais exitosa possível, bem como para que tal dinâmica possa ser acompanhada e estimulada ao longo do tempo, como conquista importante para a UnB, da qual decorrerão em breve frutos significativos para o que se considera o estreitamento ainda maior da vinculação entre a universidade e a sociedade. As informações aqui se dirigem a dois interlocutores preferenciais, os gestores das unidades acadêmicas e os membros de NDEs.

1.   Gestão da unidades acadêmicas:

1.1  Promover a adequação do PDI às demandas para implementação da inserção curricular da extensão nos Planos Pedagógicos;

1.2  Promover a formação do quadro administrativo quanto às normativas da extensão e uso do SIGAA;

1.3  Incentivar a sua comunidade a participar dos Editais lançados pelo Decanato de Extensão para o fomento à extensão;

1.4 Incentivar os membros docentes e discentes de sua comunidade a participar ativamente da Semana Universitária propondo ações de extensão.

2.   Para os NDEs:

2.1  Zelar pela garantia da oferta de componentes curriculares em extensão de forma equacionada à demanda, desde o primeiro semestre;

2.2  Dar acesso à comunidade discente, por diferentes meios, os possíveis caminhos acadêmicos  para o cumprimento dos 10% da carga horária total do  curso em componentes curriculares da extensão. Por exemplo: pode-se criar dentro de cada curso uma cartilha com o percurso formativo em extensão para orientar os discentes;

2.3  Articular, periodicamente, em parceria com o DCE / CA atividades informativas e formativas com enfoque na importância da extensão universitária para a qualificação de formação acadêmica e para o cumprimento da função social da universidade;

2.5  Mapear demandas loco-regionais tendo em vista a (re) formulação de componentes curriculares destinados a inserção curricular da extensão;

2.6 Acompanhar e sistematizar os resultados produzidos pela extensão universitária inserida nos currículos, visando a elaboração de indicadores, essenciais tanto para a gestão orçamentária quanto acadêmica.