O que é a inserção curricular da extensão?
O processo de Inserção Curricular da Extensão, liderado pelo Decanato de Extensão, com apoio do Decanato de Graduação e de outras instâncias acadêmicas e administrativas da Universidade de Brasília – UnB tem o objetivo central de dar mais alcance e mais qualidade ao envolvimento de docentes, discentes e servidores técnico-administrativos com as atividades extensionistas da Universidade.
Em sua fase inicial, o processo irá fomentar e qualificar o debate em torno da necessidade de se regulamentar, nos diversos cursos de graduação da UnB, o mínimo de 10% de créditos a serem cumpridos pelos discentes por meio da participação ativa em atividades de extensão.
O processo de inserção curricular da extensão da UnB atende ao que está preconizado nos documentos nacionais que se referem às políticas para a Educação, que englobam, entre outros:
- a) o Plano Nacional de Educação 2014-2024;
- b) a LDB 9.394/96;
- c) as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino Superior;
- d) as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira (2018).
Textualmente, a meta 12.7 do PNE indica a necessidade de se:
assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social.
As Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, por sua vez, reiteram o previsto no PNE, da seguinte forma:
Art. 4º As atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos.