Artigo do Diretor Técnico de Extensão do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX-UnB).

 

A extensão é o âmbito do ensino superior responsável por reiterar o vínculo entre a universidade e a sociedade através da ação dialógica, interdisciplinar, interprofissional e transformadora, que tem por característica a indissociabilidade entre a formação dos estudantes, o impacto social e a produção de conhecimento. Considerando essa concepção, a política de extensão da UnB, nos últimos anos, tem se caracterizado por buscar redimensionar o patamar do extensionismo em nossa comunidade, com foco especialmente no aumento da institucionalização, no incremento do fomento das ações, no fortalecimento da vinculação social e da territorialização e na progressiva integração da extensão aos currículos e ao cotidiano da Universidade.

 

Para colaborar com essas ações, a Diretoria Técnica de Extensão – DTE tem procurado atuar tanto sobre aspectos de natureza estritamente operacional relativamente ao cadastramento, acompanhamento e avaliação das ações de extensão quanto sobre aspectos macroestruturais da política de extensão. Exemplo do primeiro aspecto foi o acompanhamento da primeira fase de implantação do módulo de extensão do Sigaa, o qual foi disponibilizado à comunidade em maio de 2020. Em relação ao âmbito macroestrutural da política de extensão, como exemplo de atuação da DTE, pode-se citar a coordenação das comissões que desenvolveram as propostas de resoluções CEX 01/2020, que regula os procedimentos de registro das ações de extensão na UnB, e a Cepe 118/2020, que apresenta os parâmetros gerais da inserção curricular da extensão.

 

Dando continuidade a essa missão, a DTE, em 2022, definiu algumas frentes de trabalho estratégicas para continuar contribuindo com a política de extensão da UnB, que busca ter como marcas a gestão democrática, a integração com a pesquisa e o ensino, a transparência nos processos administrativos e na gestão dos recursos e a ousadia na proposição de ações de ampla repercussão, como é o caso do reconhecidamente exitoso Programa Especial Semana Universitária, que segue, a cada ano, alcançando índices mais significativos de engajamento de nossa comunidade.

 

Nesses termos, ressalte-se que é tarefa cotidiana da DTE o acompanhamento dos editais de fomento à Extensão da UnB: desde o lançamento da chamada à avaliação final dos relatórios, passando, por exemplo, pela gestão das bolsas e dos recursos financeiros. No ano de 2022, já foram apresentados à comunidade, ainda no mês de janeiro, os Editais: Pibex, Casas Universitárias de Cultura, UnB 60 anos – segunda edição e os referentes à Rede de Polos de Extensão da UnB. No decorrer do ano, também será apresentado à comunidade o edital do Programa Especial Semana Universitária 2022. Com esse conjunto de editais, espera-se atender a um número maior de atividades, apoiar ações formativas para estudantes de graduação e de pós-graduação e contribuir para a progressiva adequação da cultura institucional às particularidades do módulo de extensão do Sigaa. Outra frente de trabalho importante da DTE para o ano de 2022 reside, aliás, precisamente, na gestão das funcionalidades do sistema em parceria com outros setores da UnB, como STI e SAA.

 

Clique aqui para ler o texto na íntegra.

 

Alexandre Simões Pilati é professor associado de Literatura Brasileira na Universidade de Brasília, doutor em Literatura pela UnB (2007). É pesquisador e professor na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, poesia. Realizou estágio pós-doutoral na Facultad de Filosofia y Letras da Universidad de Buenos Aires - Argentina (2015). Foi coordenador-adjunto do Curso de Aperfeiçoamento Educação, Pobreza e Desigualdade Social (MEC-UnB / 2017-2018). É Diretor Técnico de Extensão do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX-UnB) e vice-coordenador do GT Literatura e Sociedade da ANPOLL. Integra o corpo editorial da revista Crítica Marxista.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.