Artigo da Diretora de Difusão Cultural do Decanato de Extensão (DDC/DEX).

 

A Diretoria de Difusão Cultural do Decanato de Extensão (DDC/DEX) é responsável por três Casas Universitárias de Cultura: a CAL (Casa da Cultura da América Latina), a Casa Niemeyer e, em parceria com a FUNDAR (Fundação Darcy Ribeiro), o Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo). Cada uma dessas três casas busca, em seus contextos específicos, estender o diálogo e ações da universidade e seus parceiros às comunidades locais.

 

A CAL, localizada no Setor Comercial Sul, apoia ações de quatro coletivos (Rede Carnavalesca, No Setor, Instituto LGBT e Cinema Urbana) que desenvolvem atividades para o fortalecimento da cultura e da revitalização da área. É também palco de apresentações e ocupações artísticas que, devido à pandemia da covid-19, foram realizadas virtualmente. A última ocupação denominada “Piracema: Arte na Pandemia” reuniu obras de artistas que ocuparam o Instagram da CAL entre agosto e dezembro de 2021. Tivemos a participação de artistas locais, de outros estados e também da Colômbia. Além da ocupação virtual, três desses artistas e um coletivo participaram da ação “Caixa de Pandora: intervenções artístico-pedagógicas” com estagiários do curso de licenciatura em Música no projeto Conexões - uma parceria entre a UnB (DEG/DAPLI) e a SEEDF para a oferta de oficinas em formato remoto.

 

Pelo Beijódromo, em parceria com a FUNDAR, divulgamos alguns dos “fazimentos e pensamentos” de Darcy Ribeiro em webinários, em rodas de conversa sobre filmes (Cineclube Beijódromo), e em discussões sobre textos literários. Esta última ação, liderada por seis bolsistas extensionistas, foi denominada por uma das extensionistas como “Brasil e seus olhos de ressaca: leituras e interpretações”. Buscando contextualizar as discussões das obras a momentos atuais de nosso país e relacionar a temas de interesse de jovens, a ação foi voltada para o público escolar do ensino médio. Ainda em parceria com a FUNDAR, a DDC/DEX realizou em agosto de 2021 o II Seminário Internacional intitulado Darcy Ribeiro: pensamento contemporâneo em tempos de cólera, em formato online. O seminário discutiu em quatro mesas-redondas ideias e propostas de pensadores como Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes, Anísio Teixeira e Paulo Freire. As mesas foram compostas por pesquisadores da UnB e de diversas outras universidades ou instituições do Brasil e também do exterior (USP, UFPE, UERJ, UFBA, UCLA – EUA, UFMG, UC Davis – EUA, UCR – Costa Rica, México, Uruguai).

 

Alocado na Casa Niemeyer, o projeto de extensão Conversando com Designers foi um dos oito projetos submetidos ao edital Casas Universitárias de Cultura - CUC/2021, que aportou 13 bolsas de extensão para a realização desses 8 projetos. O projeto Conversando com Designers realizou oito entrevistas no segundo semestre de 2021 discutindo questões gerais da área do design e experiências vivenciadas por designers em suas trajetórias profissionais.

 

Clique aqui para ler o texto na íntegra.

 

Flávia Motoyama Narita é doutora e mestra em educação musical pelo Institute of Education/ University College London (IOE/UCL), Reino Unido. Professora do departamento de Música do Instituto de Artes (MUS/IdA) da UnB e atualmente é Diretora de Difusão Cultural do Decanato de Extensão (DDC/DEX).

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.